Professor ministra aulas de Libras em escola rural do Município

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Semed | Publicado em 12 de abril de 2024 às 13:48

Conhecimento da língua de sinais a todos os alunos possibilita inclusão de quem tem deficiência auditiva

Desde o início deste ano letivo, os alunos da ETI Rural Fidêncio Bogo, localizada no distrito de Taquaruçu Grande, em Palmas, aprendem uma nova disciplina que vem despertando o interesse, não apenas pela novidade em si, mas pelas possibilidades de inclusão. A Língua Brasileira de Sinais, ou simplesmente Libras, é ministrada pelo professor Francisco Paz com o carinho de quem busca divulgar um benefício social.

Francisco conta que aprendeu a língua para se comunicar com o filho, que sofre de perda auditiva profunda. A partir de então, graduou-se e pós-gradou-se em Libras pela Universidade Federal do Tocantins e passou a dedicar-se às escolas. Hoje, ele colabora até no ensino de matemática com o uso dos sinais. “Eu fico muito feliz em ter a oportunidade de trabalhar pela inclusão”, afirma.

A supervisora pedagógica Joice Carvalho já aponta os resultados da iniciativa, pois a escola tem uma aluna com deficiência auditiva. “Ensinar a língua para todos é a melhor alternativa de inclusão da colega. Os alunos têm vivenciado de forma muito dinâmica as aulas do professor Francisco”, disse.

Rafael Silva, de 11 anos, já compreendeu a importância do aprendizado do segundo idioma oficial do Brasil. “Está sendo muito bom aprender a língua de sinais. Vejo que pode ser um conhecimento fundamental no futuro”, disse.