Professora da rede municipal de ensino lança obra literária nesta terça-feira, 28

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 27 de fevereiro de 2023 às 12:17

Evento será aberto ao público e terá momento de interação entre os participantes e a autora, além da venda de exemplares do livro autografados

A professora efetiva da rede municipal de ensino de Palmas, desde de 2008, Fabiana Goulart, que também é artista plástica, escritora e ilustradora, lança mais uma obra literária nesta terça-feira, 28, às 19 horas, na 16ª edição da Roda Literária, no Núcleo Integrado de Literatura e Arte (Nila), localizado no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. A educadora também é autora dos livros de imagens: ‘Osvaldo o peixe’, ‘A surpresa de Osvaldo’, que são utilizados em projetos pedagógicos da rede educacional, e do conto ‘Heloisa uma boneca diferente’.

O livro intitulado ‘Cheiro de Vó’, fala sobre as memórias olfativas e sua resistência ao tempo. A obra é composta por depoimentos rimados de netinhos que lembram de suas avós, por meio de seus aromas carregados de emoções e saudades. “O livro foi inspirado em uma situação que passei com minha filha quando tivemos que mudar de um estado para outro, quando um dia a flagrei cheirando pedacinhos de retalhos de tecidos guardados em uma caixa. Ela cheirava os tecidos e dizia: que saudades da Vovó Linda! (Linda é o nome da minha mãe)”, conta.

Segundo a autora, foi a partir da experiência com a filha que percebeu o quanto a memória olfativa é carregada de afetividade e saudade, o que a levou a iniciar uma pesquisa com outras crianças sobre os cheiros de suas vovós, resultando na obra escrita, um processo de criação bem desafiador, mas que valeu a pena. “Foi um processo que demandou um entendimento dos sentimentos das crianças em relação as suas avós. O livro contém muitas cores e detalhes, os desenhos mostram partes da casa, as comidas, flores e frutas do quintal e objetos que são ativadores das memórias afetivas e incentivam a imaginação”.

Obras da autora usadas em projetos pedagógicos das unidades educacionais
A obra ‘Osvaldo o peixe’, lançado em 2009, é um livro de imagem em que a história é contada por meio de ilustrações que tem a narrativa apoiada nas imagens O livro ‘A Surpresa de Osvaldo’, é uma sequência do primeiro. Possui imagens que exigem do leitor atenção, pois elas dão pistas relacionadas às cores, as expressões faciais as linhas e movimentos que permitem fazermos diferentes narrativas.

Segundo a educadora, a partir dessas obras vários projetos e sequências didáticas foram desenvolvidos pelos professores das unidades educacionais da rede municipal de ensino com o objetivo de trabalhar a oralidade e o estímulo à leitura. Dentre os projetos desenvolvidos destacam-se: A maleta do Osvaldo, Pirulito literário e Osvaldo na minha casa.

A partir do livro ‘Osvaldo o Peixe’, o Cmei Príncipes e Princesas desenvolveu o 1º Pirulito Literário que fez parte do projeto de adaptação realizado na unidade educacional e teve como objetivo amenizar o impacto da chegada ao Cmei. Durante a execução do projeto as crianças foram incentivadas a cuidar de um peixinho, mascote da turma, o Osvaldo, assim, elas passaram a pensar mais nas ações com a mascote do que com os conflitos vivenciados nessa fase de adaptação.

A autora
Fabiana Goulart é mineira de Uberlândia, formada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Texto: Redação Semed