
Professora da rede municipal participa de congresso acerca de educação socioemocional no Rio de Janeiro
O Laboratório Inteligência de Vida – LIV é uma empresa privada parte do Grupo Eleva, que incentiva a educação socioemocional de qualidade
A professora do Maternal II no Cmei Sementes do
Amanhã, Priscila Machado, participou nos dias 07 e 08 de junho, no Rio de
Janeiro, do 3º Congresso Socioemocional LIV, um evento de referência quando o
assunto é educação socioemocional. Este ano, 1500 professores de escolas
públicas e privadas de todo o Brasil foram convidados a participar do
congresso, selecionados por suas práticas exitosas e inovadoras em sala de
aula.
O Laboratório Inteligência de Vida – LIV é uma
empresa privada parte do Grupo Eleva, que incentiva a educação socioemocional
de qualidade. O intuito congresso é expandir e levar a esta prática para as
escolas públicas de todo o Brasil. Todas as despesas com passagens, hospedagem
e alimentação foram custeadas pelo Laboratório Inteligência de Vida – LIV.
Priscila foi a única participante do Tocantins no congresso.
O evento foi marcado pela participação de
palestrantes de renome nacional e internacional, como o filósofo Edgar Morin, o
judoca Flávio Canto, o ator Lázaro Ramos, a professora da UFRJ Lúcia Rabelo, o
escritor Marcos Piangers e os professores Cristian Dunker, Rosely Sayão e Caio
Lo Bianco. Segundo a professora, a participação no congresso enriquece não
apenas o seu trabalho, mas de professores de toda a rede municipal, uma vez que
a ideia é multiplicar os saberes apreendidos durante esses dois dias. Um ponto considerado
importante abordado no evento é a aplicação das competências da Base Nacional
Comum Curricular na prática.
Com a aprovação e aplicação da BNCC, as
competências socioemocionais na educação infantil tiveram ênfase no processo de
ensino-aprendizagem em sala de aula, sendo consideradas de grande importância
para o bom desenvolvimento das crianças, sobretudo na educação infantil. “Temos
buscado desenvolver um trabalho alinhado ao diálogo, ao afeto, respeitando as
diferenças e promovendo a equidade, uma vez que o aprendizado só ocorre em um
ambiente emocionalmente saudável. É gratificante ver que o nosso trabalho está
sendo reconhecido”, considera.
Educação
Socioemocional
Educação Socioemocional é o processo por meio do
qual os alunos aprendem, dentro do currículo escolar, a refletir e efetivamente
aplicar conhecimentos, atitudes e competências necessárias ao longo da vida
escolar. Por intermédio das atividades propostas, busca-se educar os corações e
inspirar mentes, materializando projetos que contribuam para as transformações
destes alunos e, consequentemente, do mundo ao seu redor.
Edição e postagem: Lorena Karlla