Professora da rede municipal participa de congresso acerca de educação socioemocional no Rio de Janeiro

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 12 de junho de 2019 às 16:02

A professora do Maternal II no Cmei Sementes do Amanhã, Priscila Machado, participou nos dias 07 e 08 de junho, no Rio de Janeiro, do 3º Congresso Socioemocional LIV, um evento de referência quando o assunto é educação socioemocional. Este ano, 1500 professores de escolas públicas e privadas de todo o Brasil foram convidados a participar do congresso, selecionados por suas práticas exitosas e inovadoras em sala de aula.

O Laboratório Inteligência de Vida - LIV é uma empresa privada parte do Grupo Eleva, que incentiva a educação socioemocional de qualidade. O intuito congresso é expandir e levar a esta prática para as escolas públicas de todo o Brasil. Todas as despesas com passagens, hospedagem e alimentação foram custeadas pelo Laboratório Inteligência de Vida – LIV. Priscila foi a única participante do Tocantins no congresso.

O evento foi marcado pela participação de palestrantes de renome nacional e internacional, como o filósofo Edgar Morin, o judoca Flávio Canto, o ator Lázaro Ramos, a professora da UFRJ Lúcia Rabelo, o escritor Marcos Piangers e os professores Cristian Dunker, Rosely Sayão e Caio Lo Bianco. Segundo a professora, a participação no congresso enriquece não apenas o seu trabalho, mas de professores de toda a rede municipal, uma vez que a ideia é multiplicar os saberes apreendidos durante esses dois dias. Um ponto considerado importante abordado no evento é a aplicação das competências da Base Nacional Comum Curricular na prática.

Com a aprovação e aplicação da BNCC, as competências socioemocionais na educação infantil tiveram ênfase no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, sendo consideradas de grande importância para o bom desenvolvimento das crianças, sobretudo na educação infantil. “Temos buscado desenvolver um trabalho alinhado ao diálogo, ao afeto, respeitando as diferenças e promovendo a equidade, uma vez que o aprendizado só ocorre em um ambiente emocionalmente saudável. É gratificante ver que o nosso trabalho está sendo reconhecido”, considera.

Educação Socioemocional

Educação Socioemocional é o processo por meio do qual os alunos aprendem, dentro do currículo escolar, a refletir e efetivamente aplicar conhecimentos, atitudes e competências necessárias ao longo da vida escolar. Por intermédio das atividades propostas, busca-se educar os corações e inspirar mentes, materializando projetos que contribuam para as transformações destes alunos e, consequentemente, do mundo ao seu redor.

Edição e postagem: Lorena Karlla