Professoras de Palmas recebem prêmio Educador Transformador com Projeto ‘A vida secreta das formigas’

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Semed | Publicado em 01 de abril de 2024 às 14:18

Educadoras de Cmei João e Maria conquistam 3º lugar dentre os mais de 180 projetos inscritos no Tocantins

Conhecer de perto a vida das formigas e ainda ser premiada em 3º lugar, dentre mais 180 projetos inscritos no Estado, não é tarefa fácil. Mas duas professoras da rede municipal de ensino de Palmas conseguiram e vão receber a premiação da 2ª edição do Prêmio Educador Transformador, nesta terça-feira, 2, às 19h, no auditório do Palácio Araguaia. Deyze Magalhães Silva Gomes e Conceição de Maria Pereira Pinheiro trabalham como professoras no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) João e Maria, localizado na Arso 32 (305 Sul).

Com essa premiação, as educadoras de Palmas foram classificadas para a etapa regional, concorrendo com professores de outros estados da região Norte do Brasil. O Projeto A Vida da Formiga foi realizado em 2023 com a turma de maternal II integral do Cmei e contou com a participação de 36 crianças. O projeto abordou temas como preservação do meio ambiente, a importância dos insetos no ecossistema, diversidade, respeito e trabalho em equipe.

De acordo com a professora Conceição de Maria Pereira Pinheir, o projeto surgiu a partir da curiosidade das crianças, especificamente, quando um pequeno grupo de alunos avistou formigas e começou a perguntar sobre as mais diversas curiosidades a respeito do inseto. “Dentro do projeto trabalhamos desde os tipos de formigas, onde moram, o que comem e até como elas podem nos ajudar na natureza. As crianças e as famílias se envolveram no projeto, tornando um trabalho com  grandes descobertas", esclarece a professora.

Sobre a premiação, Conceição de Maria ressalta que “é muito importante, sobretudo, por ser um projeto desenvolvido para as crianças com o apoio do Cmei João e Maria. Estou muito feliz porque foi desenvolvido dentro do tema proposto pela Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed), onde foi abordada a vida secreta das formigas, do surgimento de cada uma até o final do seu ciclo. Só tenho muita gratidão por fazer parte da educação infantil de Palmas, aqui o Cmei não é só o brincar, é também o aprender, que vai além da vida das crianças”, declara.