Professores da rede municipal de ensino participam de Formação com debate acerca da BNCC, Currículo e PPP

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 30 de janeiro de 2019 às 19:06

Cursos de formação seguem até sexta-feira e serão divididos por ciclos

 

Os profissionais da rede municipal de ensino de Palmas participam nesta quarta-feira, 30, na Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares, Arno 30, a partir das 19h30, da abertura oficial da Formação, que este ano aborda a ressignificação do currículo e do Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas, seguindo as novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O evento é o início de um projeto de formação que deve se estender ao longo do ano com a adaptação dos temas do documento curricular voltados à educação básica.

 

A professora Carolina Machado Rocha Busch Pereira da Universidade Federal do Tocantins (UFT) ministra palestra com uma abordagem voltada para o currículo da educação municipal. A palestrante é consultora do Ministério da Educação (MEC), realiza trabalhos acerca do tema em vários estados brasileiros e trará aos profissionais da rede uma discussão e reflexão sobre os parâmetros da BNCC, no sentido de implementá-los na educação da nossa Capital.

 

De acordo com a secretária executiva da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Berenice Feitosa da Costa Aires, a partir da implementação da BNCC, a educação brasileira, sobretudo a educação básica, tem um novo contexto, isto é, que todas as escolas precisam se adequar à BNCC. “Durante o ano letivo de 2019 nós vamos trabalhar formando os professores a partir desta base”, afirma. Para Berenice, a importância do evento é apresentar esse documento para professores e assim ressignificar as práticas e os projetos da escola, de forma que se adequem à nova BNCC.

 

Polos de Formação

  

Nesta quinta-feira, 31, a Formação acontece nos polos, por áreas do conhecimento, divididos por períodos, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Pela manhã, os profissionais da área de linguagem se reúnem para a formação no Instituto Vinte de Maio (IVM), Arso 45. À tarde, a formação se destina aos profissionais das áreas de ciências humanas, ciências da natureza e matemática, no mesmo local.

 

A Escola de Tempo Integral (ETI), Colégio Esportivo Militar do Corpo de Bombeiros (Cemil) Margarida Lemos, no setor Lago Sul,  sedia a formação dos profissionais das séries iniciais, 1º ciclo do 1º ao 3º ano, pela manhã, e do 2º ciclo do 4º, 5º e 6° ano, no período da tarde.

 

Já a ETI Almirante Tamandaré, Arse 132, sedia a formação dos profissionais da Educação Infantil, grupo I, pela manhã, e da Educação Infantil, grupo II, no período da tarde. Os Supervisores e Orientadores Educacionais deverão acompanhar seus respectivos professores.

 

Na sexta-feira, 1º de fevereiro, todos os profissionais retomam as atividades nas suas respectivas unidades escolares para planejamento coletivo.

 

BNCC

 

 

A Educação de Palmas tem se preocupado em rever os currículos da educação infantil e do ensino fundamental visando atender as novas perspectivas estabelecidas com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

   

O Documento Curricular tem como base um conjunto de estruturas e conceitos orientadores que visam o desenvolvimento escolar tendo como foco os procedimentos e fundamentos da educação infantil e do ensino fundamental, de modo a nortear as escolas quanto à articulação, organização e avaliação de suas propostas pedagógicas.