Professores da rede municipal iniciam atividades letivas com Formação Continuada

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 31 de janeiro de 2019 às 11:47

Abertura aconteceu na noite desta quarta-feira, 30, com uma palestra da professora Dra. Carolina Machado Rocha Busch Pereira, da UFT

Para melhor se prepararem para o ano letivo de 2019, cerca de dois mil profissionais da rede municipal de ensino participam nesta quinta-feira, 31, de mais uma etapa de formação continuada oferecida pela Secretaria da Educação (Semed).

O tema da capacitação de 2019, que deve se estender por todo o ano letivo com a adaptação dos temas do documento curricular voltados à educação básica, é a ressignificação do currículo e do Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas, seguindo as novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A abertura da capacitação aconteceu na noite desta quarta-feira,30, com uma palestra da professora Dra. Carolina Machado Rocha Busch Pereira, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que trouxe à discussão e reflexão os parâmetros da BNCC no sentido de implementá-los na educação de Palmas.

A secretária municipal de Educação, Juscéia Garbelini, ressaltou o trabalho das professoras pioneiras na educação de Palmas, Margarida Lemos e Beatriz Rodrigues, e lembrou a importante tarefa das equipes da rede municipal de Palmas para os próximos dias, que é ressignificar os currículos e os projetos político-pedagógicos das escolas.

“A capital mais nova do País está hoje definindo o futuro de suas crianças. Isto está acontecendo agora, por isso nosso evento tem este tema, Tecendo o Amanhã”, considerou a secretária.

A professora do Ensino Fundamental na Escola Paulo Freire, Marlene Soares da Silva, considera que a capacitação é um momento importante para a troca de experiência entre os professores acerca de metodologias e práticas de ensino, além de agregar os colegas e propiciar novos conhecimentos. “Também estamos sendo esclarecidos acerca da nova BNCC. É muito importante, principalmente para os novos profissionais, o conhecimento das propostas da nova base”, avalia.

Polos de Formação

Nesta quinta-feira, 31, a formação acontece em três polos definidos por áreas do conhecimento, nos períodos das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. Pela manhã, os profissionais da área de linguagens se reúnem para a formação no Instituto Vinte de Maio (IVM), na Arso 45. À tarde, a formação se destina aos profissionais das áreas de ciências humanas, ciências da natureza e matemática, no mesmo local.

A Escola de Tempo Integral (ETI) Margarida Lemos – Cemil Corpo de Bombeiros, no setor Lago Sul, sedia a formação dos profissionais das séries iniciais, 1º ciclo do 1º ao 3º ano, pela manhã, e dos profissionais das séries iniciais, 2º ciclo do 4º, 5º e 6° ano, no período da tarde.

Já a ETI Almirante Tamandaré, na Arse 132, sedia a formação dos profissionais da Educação Infantil, grupo I, pela manhã, e da Educação Infantil, grupo II, no período da tarde. Os supervisores e orientadores educacionais deverão acompanhar seus respectivos professores.

Na sexta-feira, 1º de fevereiro, todos os profissionais retomam as suas atividades nas suas respectivas unidades escolares para planejamento coletivo. O retorno às aulas acontece na segunda-feira, 04.

Revisão e postagem: Iara Cruz