Professores do ciclo de alfabetização recebem capacitação sob enfoque da BNCC

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 28 de maio de 2019 às 15:32

A BNCC é considerada de fundamental importância na gestão da Educação no Município


Os professores da rede municipal de ensino que trabalham com alunos do segundo ano do ciclo de alfabetização participaram nesta terça-feira, 28, no auditório da ETI Padre Josimo, em Palmas, da formação continuada sob o enfoque da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). 



A BNCC é um documento normativo do Ministério da Educação (MEC) que define o conjunto de aprendizagens e conteúdos essenciais aos quais todo estudante tem direito nos ensinos infantil (até cinco anos) e fundamental (de seis a 14 anos). Neste módulo, os professores do segundo ano estudaram como trabalhar com habilidades e competências e como organizar os componentes curriculares no planejamento.



Considerada de fundamental importância na gestão da Educação no Município, a BNCC tem embasado as diversas formações voltadas aos professores da rede municipal em 2019. O objetivo é a resignificação dos componentes curriculares de forma que seja assegurada a aprendizagem dos componentes tradicionais, mas também seja ampliada a capacidade dos alunos em lidar com aspectos importantes para a vida moderna, como pensamento crítico, sensibilidade cultural, responsabilidade e cidadania. 



Responsável por mediar a formação aos professores do primeiro e segundo anos, Fátima Borges Alves traz a experiência de quem acompanhou o começo da BNCC, estudou o documento como supervisora pedagógica e atualmente ocupa a direção da Escola Francisca Galvão, e afirma que veio partilhar o conhecimento. “Estamos trabalhando para implantar a BNCC no nosso currículo, que já existe. São estratégias para buscar sempre a melhoria da nossa educação, e devem ser construídas de forma conjunta”, acredita. 



A supervisora técnica das séries do ciclo de alfabetização da Semed, Iramar Freitas, comemorou que praticamente todos os professores das escolas sob sua responsabilidade participam da formação continuada. Ela considera o encontro mais que uma oportunidade para multiplicar o conhecimento adquirido nas capacitações aos gestores pelo MEC dentro das diretrizes do Plano Nacional de Educação. “É a consolidação de um trabalho. O nosso o acompanhamento é feito por meio das supervisoras das escolas, que fazem a ponte entre a Semed e as professoras que atuam em sala. Aqui no evento, tenho a oportunidade do contato pessoal, e isto é mais que produtivo, é gratificante”, afirma.

 


Nesta segunda, 27, aconteceu a formação voltada aos professores do primeiro ano. Nos dias 29 e 30, serão capacitados os professores do 3º e 4º anos.

 

 






 

Edição e postagem: Lorena Karlla