
Professores que atuam na Educação Especial do Município recebem capacitação e terão formação continuada
Capacitação visa ofertar uma formação continuada aos profissionais que trabalham na área
Professores
que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais das unidades educacionais da Rede
Municipal passaram por capacitação na quarta-feira, 22. O evento aconteceu
no auditório do Centro Universitário Católica do Tocantins, Quadra 1402 Sul,
parceiro da Secretaria Municipal da Educação (Semed).
De
acordo com o Superintendente de Projetos Especiais, José Ribamar Farias, o
objetivo para o ano de 2020 é ofertar uma formação continuada aos profissionais
que trabalham na área e que o evento se trata de um pontapé inicial. “São Salas de
Recursos com professores especialistas em Atendimento Especial Especializado
(AEE) e professores auxiliares que atuam nas salas de aula auxiliando os
professores regentes no atendimento de alunos que tenham algum tipo de
deficiência”, pontuou.
Farias
explica que a formação será sistematizada em Braile, sistema de escrita tátil
utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão, Língua Brasileira de Sinais
(Libras), e no contexto geral, autismo, paralisia cerebral, deficiência física
e demais. Segundo ele, há uma preocupação no sentido de tornar esses
profissionais mediadores no espaço escolar para que o processo ensino
aprendizagem seja de fato concretizado.
A
rede conta hoje com 52 Salas de Recursos e respectivos professores
especialistas em AEE. O quantitativo de professores auxiliares e de cuidadores
varia conforme a efetivação de matrículas de alunos que necessitam desse tipo
de atendimento. O ano de 2019 encerrou com 72 professores auxiliares e 215
cuidadores e um total de 1.200 alunos matriculados com algum tipo de
necessidade especial. O Sistema Integrado de Matrículas (SIMpalmas) oferece
critérios de prioridade para pessoas (crianças, jovens ou adultos) com
necessidades especiais.
O
palestrante Luciano Coelho, elaborou um momento de reflexão e interação para os
professores. Coelho enfatiza que sua palestra tem uma abordagem no sentido de
reforçar a autoestima desses profissionais, uma vez que a maioria deles tem um
perfil específico e encontra-se nesta função pelos mais variados motivos.
“Valorizar esse profissional para que ele perceba sua capacidade e sua
importância dentro da escola é fundamental”, reforça.
A
professora Graça Lima, destacou a formação como um importante momento neste
início de ano letivo. Para ela, repensar sua atuação e buscar de conhecimentos
novos para aliar à prática é muito válido.