Professores que atuam na Educação Especial do Município recebem capacitação e terão formação continuada

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 23 de janeiro de 2020 às 15:13

Capacitação visa ofertar uma formação continuada aos profissionais que trabalham na área

Professores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais das unidades educacionais da Rede Municipal passaram por capacitação na quarta-feira, 22. O evento aconteceu no auditório do Centro Universitário Católica do Tocantins, Quadra 1402 Sul, parceiro da Secretaria Municipal da Educação (Semed).

 

De acordo com o Superintendente de Projetos Especiais, José Ribamar Farias, o objetivo para o ano de 2020 é ofertar uma formação continuada aos profissionais que trabalham na área e que o evento se trata de um pontapé inicial. “São Salas de Recursos com professores especialistas em Atendimento Especial Especializado (AEE) e professores auxiliares que atuam nas salas de aula auxiliando os professores regentes no atendimento de alunos que tenham algum tipo de deficiência”, pontuou.

 

Farias explica que a formação será sistematizada em Braile, sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão, Língua Brasileira de Sinais (Libras), e no contexto geral, autismo, paralisia cerebral, deficiência física e demais. Segundo ele, há uma preocupação no sentido de tornar esses profissionais mediadores no espaço escolar para que o processo ensino aprendizagem seja de fato concretizado.

 

A rede conta hoje com 52 Salas de Recursos e respectivos professores especialistas em AEE. O quantitativo de professores auxiliares e de cuidadores varia conforme a efetivação de matrículas de alunos que necessitam desse tipo de atendimento. O ano de 2019 encerrou com 72 professores auxiliares e 215 cuidadores e um total de 1.200 alunos matriculados com algum tipo de necessidade especial. O Sistema Integrado de Matrículas (SIMpalmas) oferece critérios de prioridade para pessoas (crianças, jovens ou adultos) com necessidades especiais.

 

O palestrante Luciano Coelho, elaborou um momento de reflexão e interação para os professores. Coelho enfatiza que sua palestra tem uma abordagem no sentido de reforçar a autoestima desses profissionais, uma vez que a maioria deles tem um perfil específico e encontra-se nesta função pelos mais variados motivos. “Valorizar esse profissional para que ele perceba sua capacidade e sua importância dentro da escola é fundamental”, reforça.

 

A professora Graça Lima, destacou a formação como um importante momento neste início de ano letivo. Para ela, repensar sua atuação e buscar de conhecimentos novos para aliar à prática é muito válido.