Profissionais da linha de frente receberão curso de atualização sobre manejo da Covid-19

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Redação Fesp | Publicado em 30 de abril de 2021 às 18:04

Capacitação será ministrada pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp)

Servidores da saúde que atuam na linha de frente de combate à covid-19 receberão, a partir desta segunda-feira, 03, uma capacitação voltada para a atualização do manejo de pacientes infectados pelo novo coronavírus. O treinamento está sendo oferecido pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) e vai ocorrer nas salas de aula da instituição de ensino, com previsão de início às 13 horas. O curso acontecerá nas segundas, quartas e sextas-feiras, até o final do mês de maio.

 

O foco do treinamento são os profissionais da Rede Municipal de Saúde de Palmas, mais especificamente médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e assistentes sociais que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nas unidades sentinelas, que são destinadas ao atendimento dos pacientes com suspeita ou acometidos pela Covid-19.

 

A formação utilizará o método de simulação da prática, isto é, os profissionais vão aprender técnicas e procedimentos como se fossem situações reais, com a utilização de bonecos, respiradores e demais artefatos necessários ao atendimento dos pacientes.

 

A coordenadora do Programa de Educação Permanente da Fesp, Késia Cavalcante, reforça que esses profissionais já receberam outros treinamentos que os habilitaram em técnicas de manejo das pessoas com a Covid-19. “A doença é nova no cenário de prática das profissões da saúde e surgem novidades sobre os tratamentos o tempo todo. Por isso, a atualização dos conhecimentos é tão importante”, afirma.

 

Os alunos passarão por três estações de aprendizagem. A primeira abordará o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a segunda vai orientar sobre as técnicas de realização da traqueostomia, intubação e quanto ao uso das medicações utilizadas nesses procedimentos. Na terceira estação, os profissionais vão se inteirar acerca de suportes ventilatórios, tanto a ventilação mecânica invasiva como a não invasiva.