Profissionais da Rede de Saúde de Palmas concluem formação em Cuidado Farmacêutico

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 07 de junho de 2019 às 18:24

Profissionais atendem no CSCs e UPAs da Capital

Cerca de 30 farmacêuticos da Secretaria de Saúde de Palmas (Semus) receberam a certificação pela conclusão do curso de Cuidado Farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS) nesta sexta-feira, 07. Os profissionais atuam nas farmácias dos Centros de Saúde da Comunidade (CSC) e nas Unidades de Pronto de Atendimento (UPAs) da Capital, o projeto foi realizado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Idealizado para fomentar a prática clínica entre os farmacêuticos do SUS, a capacitação teve como proposta repassar os conteúdos teóricos e estimular o desenvolvimento de competências e habilidades. “Temos um projeto, que inclusive é meta de Plano Plurianual (PPA) para implantação da farmácia clínica em Palmas e a parte inicial do projeto era capacitar os profissionais dessa área”, destacou a coordenadora de assistência farmacêutica da Semus, Kerenina Pegado.

No curso os farmacêuticos realizaram atendimentos que contemplam diferentes condições clínicas, desde transtornos autolimitados até condições crônicas prevalentes, como diabetes mellitus, hipertensão, depressão, saúde mental, dentre outros. Os módulos presenciais são disponibilizados de acordo com a necessidade do SUS.

“A farmácia é uma ciência que muda com muita velocidade e esse curso permitem melhorar os nossos processos de trabalho. Agora nosso objetivo é dar continuidade para esse projeto, podemos atender melhor a população”, explicou a formanda Caroline Carvalho, farmacêutica da UPA Sul.

Formação

Atualmente, são oferecidos módulos de Introdução à Farmácia Clínica e Saúde Baseada em Evidências, Implementação e Gerenciamento de Serviços Farmacêuticos, Cuidado Farmacêutico às pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica, Cuidado Farmacêutico às pessoas com Diabetes Mellitus, Manejo de Problemas de Saúde Autolimitados e Prescrição Farmacêutica, Gestão de peso e Cessação Tabágica, Fitoterapia e Cuidado Farmacêutico em Saúde Mental.

“O projeto veio suprir uma demanda apontada pelos próprios farmacêuticos,sobre as atribuições clínicas do farmacêutico e a prescrição farmacêutica. O farmacêutico é imerso em um processo formativo que conduz a implantação ou implementação do consultório farmacêutico no local onde ele trabalha”, conta a presidente do Conselho Regional de Farmácia do Tocantins, Márcia Germana.