23 novembro 2023 às 15:32

Profissionais da saúde participam de capacitação sobre manejo clínico da hanseníase

Curso visa aprimorar o diagnóstico, tornando-o mais eficaz e preciso

Nesta quinta-feira, 22, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou, no auditório da faculdade UniCatólica, às 14 horas, o segundo dia de capacitação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) sobre o Manejo Clínico da Hanseníase. O evento iniciou na última quarta-feira, 21, e encerra sexta-feira. A capacitação é promovida pela Coordenação Técnica da Hanseníase de Palmas e foi ministrada pelo fisioterapeuta Thiago Veloso Neves, visando aprimorar o diagnóstico para torná-lo mais eficaz e preciso.

A coordenadora de Hanseníase e Tuberculose da Semus, Ana Paula Marques dos Santos, destaca a importância do curso, enfatizando que Palmas é a primeira capital no ranking nacional com o maior número de casos da doença, e o Tocantins está em terceiro lugar entre os estados. “Essa capacitação vai aumentar o número de casos, porque todos os profissionais vão ficar mais sensíveis, mas isso serve justamente para diminuir a incidência dessa doença. Quanto mais precoce o diagnóstico, melhor”, afirma.

A enfermeira Cláudia Rayane de Sousa Barros, que trabalha na Unidade de Saúde da Família (USF) da Arno 43 (407 Norte), destaca em sua fala a relevância do treinamento, especialmente para os enfermeiros que colaboram com os médicos no diagnóstico e nas avaliações dos pacientes. “Quando temos um conhecimento maior voltado também para a clínica, para a parte prática, isso torna mais eficaz o diagnóstico e o acompanhamento dos pacientes com Hanseníase”, esclarece. 

 

Tags:

,