Profissionais da Semus participam de treinamento sobre incidentes com múltiplas vítimas

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 30 de novembro de 2022 às 11:29

Parte teórica da formação ocorrerá na UFT em Palmas com simulado dos participantes na Praia da Graciosa

Técnicos em enfermagem, enfermeiros, médicos e condutores socorristas que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Palmas participam nesta quinta, 1°, e sexta-feira, 02, do treinamento ‘Incidente com múltiplas vítimas’. No primeiro dia ocorrerá instruções teóricas e simulado de mesa, das 8 às 18h30, no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), da Universidade Federal do Tocantins (UFT). No segundo dia, os profissionais participam de um simulado em campo, focado no incidente com múltiplas vítimas, no píer 2 da Praia da Graciosa.

A capacitação é ofertada pelo Núcleo de Educação em Urgências da Semus (NEU) da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), em parceria com a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS), que certificará os participantes. O treinamento busca preparar os profissionais para eventos adversos que coloquem vidas em risco, que demandem o emprego de recursos estruturais e humanos para assistência, e que também motivem a integração dos serviços de saúde na resposta rápida, para evitar sequelas e óbitos. Esse preparo é oferecido aos profissionais de saúde de forma permanente, considerando os riscos e acontecimentos que podem gerar múltiplas vítimas.

Apoio

O evento deve contar com 300 participantes, somados ao apoio e participação do 22º Batalhão de Infantaria, Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Conselho Regional de Enfermagem (Coren-TO),  Conselho Regional de Medicina (CRM-TO), Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Hospital Geral de Palmas (HGP), Hospital IOP,  Hospital Unimed, Instituto de Medicina Legal (IML), Polícia Militar (PM), Rede Palmas Medical e Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu).

Módulo X

A Semus informa que o treinamento ‘Incidente com múltiplas vítimas’ é o último de dez módulos do curso de ‘Suporte de vida no trauma’, realizado pelo NEU da Semus ao longo deste ano. No total, foram capacitados e aprovados 75 profissionais do Samu da regional de Palmas, que inclui as cidades de Porto Nacional, Paraíso, Lajeado, Novo Acordo e Miranorte. A última etapa foi aberta a toda a rede de apoio à urgência e emergência da Capital.