Profissionais de saúde bucal recebem qualificação sobre hanseníase

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 08 de novembro de 2019 às 08:45

Capacitação irá melhorar o  acompanhamento aos doentes

Na última quarta e quinta-feira, 6 e 7, as coordenações técnicas de Hanseníase e Tuberculose e de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizaram a primeira capacitação sobre hanseníase para profissionais de saúde bucal do município. A qualificação foi ministrada pela médica hansenóloga Seyna Ueno e contou com a participação de 150 profissionais nos dois dias.

“Segundo o guia prático do Ministério da Saúde sobre hanseníase, os pacientes podem apresentar reações que podem ser provocadas por essas infecções do aparelho bucal. Então, essa capacitação irá melhorar o nosso acompanhamento. Se conseguimos identificar essas lesões e tratá-las em tempo oportuno os nossos pacientes terão menos reações, e consequentemente, um tratamento mais tranquilo”, esclareceu a técnica de Hanseníase e Tuberculose e residente do programa de Saúde Coletiva da Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp), Izadora Lopes.

A odontóloga Lorena Correia ressaltou a necessidade da realização desta qualificação para os profissionais da área. “É de grande relevância, tendo em vista o grande número de casos que estão surgindo. O conhecimento é sempre válido, porque esclarece as dúvidas dos profissionais e desta forma podemos tirar as dúvidas dos nossos pacientes”, conclui Lorena.