Profissionais de saúde realizam ação de promoção à saúde mental e prevenção ao suicídio

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 18 de setembro de 2019 às 10:32

Até o dia 28 de setembro, os profissionais do CSC da Arse 13 vão percorrer os principais pontos de circulação de pessoas da Capital

A equipe do Centro de Saúde da Comunidade da Arse 13 (108 Sul) começa nesta quarta-feira, 18, uma ação educativa nos principais pontos de circulação de pessoas da Capital, em alusão ao Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio.

Até o dia 28 de setembro, os profissionais da unidade de saúde vão percorrer as principais faixas de pedestres levando em placas amarelas - cor que representa a campanha como símbolo da liberdade e da leveza da vida - mensagens positivas sobre a importância de viver com saúde e alegria.  Além do cantinho para ouvir quem precisa falar, desabafar, e abraços que curam com o ‘abraço grátis’, muita música e animação.

A odontóloga Adriana Inez explica que dentre as ações comuns durante a campanha do mês de setembro que já estão sendo realizadas na unidade como palestras, debates e atividades voltadas para a prevenção, a equipe resolveu ir além do espaço da unidade para levar mensagens de forma leve e positiva sobre os devidos cuidados com a saúde mental da população.

"A nossa proposta para o Setembro Amarelo é falar de amor à vida. É um mês de alerta para todos nós. O alerta é para que cada um de nós possa parar um tempinho para escutar mais as pessoas. O ato de falar já alivia a dor. Toda a equipe da unidade de saúde se reuniu para produzir com muito carinho as plaquinhas com as mensagens a serem distribuídas. Queremos estimular a empatia e o cuidado com o próximo de forma proativa para evitar o suicídio", contou a profissional.

Confira o roteiro dessa ação de promoção à saúde mental

18/09 (quarta) - das 17 às 21 horas - Faixa de pedestre da Avenida Jk em frente ao prédio da Prefeitura de Palmas

19/09 (quinta) - das 17 às 19h30 - Praça dos Girassóis

20/09 (sexta) - das 17 às 21 horas - Feira da 304 Sul