Profissionais de Urgência e Emergência participam de oficinas na Capital

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Saúde | Publicado em 16 de outubro de 2014 às 14:26

As atividades do I Congresso de Urgência e Emergência de Palmas promovido pela Secretaria Municipal da Saúde, iniciaram nesta quinta-feira,16, na Universidade Católica do Tocantins. Estão sendo realizadas oficinas e cursos para os profissionais da área.

Foram ministradas nesta manhã quatro oficinas, sendo elas: PCR- Parada Cardiorrespiratória, IAM e Arritmias; Técnicas de Imobilizações; Via Aérea Difícil; e Abordagem de enfermagem em ventilação Mecânica.

Na ocasião, estão sendo abordadas oito temáticas com rotatividade de turmas. O público-alvo são os profissionais da urgência e emergência, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, odontólogos, serviço social, administrativos e acadêmicos de Enfermagem e Medicina

Inscritos

Com a expectativa acima do esperado, cerca de 360 inscritos participam dos cursos. Segundo o diretor de Urgência e Emergência, Geraldo Xavier da Silva Júnior, os resultados da manhã são positivos. “O primeiro dia tem sido positivo, tivemos até que aumentar o número de vagas nas oficinas devido à demanda. O nosso intuito é capacitar cada vez mais os profissionais da saúde para que haja um melhor atendimento à população.”

Técnicas de Imobilizações

A oficina de Técnicas de Imobilizações trouxe ao público demonstrações de atendimento às vítimas decorrente aos acidentes e os procedimentos que devem ser feitos. A palestrante Karol Tomazi, enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Araguaína, ressaltou a importância do profissional saber como agir.

“Esta oficina é importante para aperfeiçoar as técnicas dos nossos socorristas que já sabem, trazer algo de novo, visto que temos o PHTLS (Atendimento Pré-Hospitalar ao Traumatizado) como nossa base, e também ensinar os profissionais que ainda não tem esse conhecimento e não atuam, mas também podem ser um socorrista”, explicou a palestrante.

A enfermeira Ana Paula Soares, recém formada, que participou da oficina destacou que é essencial a capacitação para profissionais da Saúde que estão iniciando. “O evento é de grande importância ainda mais para os profissionais que estão iniciando agora, na questão de pegar rotina, protocolo e ter um conhecimento de como as coisas funcionam. É importante que um profissional esteja seja se atualizando, se aperfeiçoando, está sendo de grande contribuição”, afirmou Ana Paula.

As atividades continuam no período vespertino com mais três oficinas e sexta-feira, 17, haverá o encerramento das atividades do Congresso.

OFICINAS

13 às 14h45 – 15h15 às 16h45