Profissionais ministram palestra lúdica sobre saúde bucal no Cmei Lucas Ruan

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Kennedy Carneiro - Estagiário Fesp | Publicado em 09 de junho de 2022 às 15:19

Ação contou com equipe do programa de residência da Fesp

Mais uma etapa do Programa de Saúde na Escola, com o tema ‘Saúde Bucal’, foi realizada na tarde de quarta-feira, 08, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Lucas Ruan, no Jardim Aureny III, com a equipe do programa de residência em Saúde da Família e Comunidade da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) que atua na Unidade de Saúde da Família (USF) Liberdade.

O programa é uma parceria do governo federal com estados e município e, na ocasião, foi ministrada uma palestra lúdica direcionada a crianças com idade entre cinco e seis anos, com o objetivo de ensinar a importância da escovação para os pequenos. 

Coordenada pela odontóloga preceptora da Fesp, Tatiane Cardoso, a equipe apresentou uma peça teatral lúdica sobre a importância da escovação para cerca de 122 crianças. Com a presença das mascotes: escova, dentinho e fio dental, os profissionais de saúde fizeram a alegria dos alunos.

Para Tatiane, saúde e educação são assuntos intrinsecamente ligados. Segundo a odontóloga ações deste tipo são um ganho para a sociedade. “O Programa Saúde na Escola procura mesclar ações em ambas as áreas que promovam qualidade de vida. O trabalho que fazemos com essas crianças é de prevenção. Quando ensinamos nossas crianças a cuidar da saúde da boca, estamos na verdade educando futuros adultos”, explicou.

Ações como esta também são uma oportunidade para os residentes, que podem colocar em prática todo o aprendizado adquirido em sala de aula. A residente de Enfermagem, Jamila Sarmento Rocha, conta que a participação nestas ações é de fundamental importância para a formação do profissional de saúde. “A integração multiprofissional é sempre bem-vinda no nosso aprendizado, pois conseguimos entender as demandas da saúde sob diversos olhares”, disse. “A residência nos proporciona uma ampla experiência. O evento não envolve somente a saúde bucal, mas a saúde coletiva. As informações que passamos aqui foram pensadas de modo que as crianças possam levar para casa todo esse ensinamento, por isso devemos ser sempre atuantes durante a residência”, relatou Jamila.

Kits de higiene bucal
Além da palestra educativa, foram distribuídos kits de higiene bucal para as crianças e, em seguida, todos seguiram para uma escovação supervisionada pelos profissionais. Durante a apresentação, a equipe explicou para os pequenos que, cuidar da saúde da boca é fundamental para se ter uma vida saudável, e deve ser uma tarefa diária.

Para a supervisora pedagógica do Cmei Lucas Ruan, Eliane Maria Borba Bueno, o ambiente escolar deve estar sempre aberto para este tipo de integração. “Nós, do Lucas Ruan, ficamos muito felizes em receber as equipes de saúde. Nossas crianças ficam maravilhadas com a metologia que eles utilizam, pois eles aprendem brincando. Penso que o ambiente escolar infantil deva ser sempre um espaço multidisciplinar onde todos possam contribuir para a educação de nossos alunos”, ressaltou a supervisora.