Profissionais na Orientação Educacional da Semed participam de reunião formativa

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Semed | Publicado em 22 de maio de 2024 às 14:00

Temas como Orientação Educacional, Psicologia e Assistência Social foram trabalhados durante o encontro

Equipes da Diretoria do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação (Semed) promoveram reunião formativa na tarde dessa terça-feira, 21, com os profissionais que atuam na área de Orientação Educacional da rede municipal de ensino. A finalidade foi trabalhar com os orientadores educacionais temáticas acerca das finalidades pedagógicas da tríade Orientação Educacional, Psicologia e Assistência Social, em fortalecimento à atuação das equipes multiprofissionais das escolas de Palmas. O encontro contou com a presença da técnica da Equipe Multidisciplinar Maria de Lourdes Silveira, da superintendente Suiane Costa e também  da secretária-executiva pedagógica, Cícera Mota.

O encontro foi iniciado com uma apresentação de dança contemporânea, realizada pela equipe de estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo, sob a coordenação da professora de dança Samy. Durante a reunião a coordenadora de Divisão de Currículos e membro da Rede Nacional de Articuladores do programa Escola das Adolescências, Graça Alves, falou sobre a ‘Semana de Escuta das Adolescências’, momento em que os profissionais abordaram estratégias para a garantia de participação autônoma de todos os estudantes que deverá ser feita até o próximo dia 27, nas escolas que atendem os anos finais do ensino fundamental.

O encontro formativo foi concluído com a socialização de um documento orientador, produzido pela orientadora educacional da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Palmas Tatiana Martins, contemplando diversas áreas, ressaltando a importância do trabalho em rede. Compõem o documento orientador as seguintes demandas: atenção à plataforma de busca ativa escolar; articulação entre os projetos desenvolvidos nas unidades educacionais, para que a comunicação entre os profissionais seja fortalecida na prática; estabelecimento dos fluxos de encaminhamento aos órgãos de proteção à criança e ao adolescente; visibilidade quanto aos indicadores de desempenho individual no Sistema de Avaliação Educacional de Palmas (Saep), como ponto de reflexão aos projetos de vida; processo de inclusão em compromisso à elaboração colaborativa do Plano Educacional Individualizado (PEI) e a proposição do projeto de Escrita de Cartas Pedagógicas entre os profissionais.

De acordo com a orientadora educacional Tatiana Martins, “a escrita de cartas pedagógicas irá compor um livro produzido pelos profissionais, sendo um instrumento cognitivo que agregará conhecimento e valor social às intencionalidades pedagógicas que se efetivam no cotidiano da Orientação Educacional”, pontou. Também fazem parte da equipe de Orientação Educacional da Semed as técnicas Edite Costa e Joseane Souza.