Profissionais da educação da Capital que atuam na alimentação escolar recebem capacitação

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 18 de agosto de 2022 às 11:30

Formação contou a participação de 50 agentes da Capital e de outros municípios envolvidos no PNAE

Na manhã desta quinta-feira, 18, agentes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que atuam no Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), realizaram curso de formação para profissionais que atuam diretamente no processo de alimentação escolar. O evento foi realizado no auditório da ETI Alimirante Tamandaré e contou com a presença de cerca de 50 agentes envolvidos no PNAE, entre membros do Conselho de Alimentação Escolar, gestores, nutricionistas, coordenadores de apoio e agricultores familiares da Capital e de oito municípios tocantinenses.

O curso de formação 'Monitoramento e Assessoria sobre a Execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar' foi ministrado por Dayane Justo dos Santos e Luciana Pereira Jacobsen, integrantes do Cecane/UFT, representantes institucional do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o objetivo de assessorar os agentes envolvidos com toda atribuição técnica para bem executar o programa dentro dos municípios. Dentre os assuntos abordados estão: o repasse de verbas do FNDE, o papel  dos nutricionistas, o planejamento do cardápio, os alimentos que podem ou não serem adquiridos com recursos do PNAE, dentre outros.

Segundo o nutricionista Rodrigo Miranda Pereira, responsável técnico pelo PNAE na Secretaria Municipal da Educação (Semed), ao longo da semana foram realizadas visitas e reuniões nas unidades educacionais para a apresentação de documentos referentes à compra de alimentos e dos aspectos técnicos de alimentação e nutrição, e ao final de todo o processo, será apresentado um relatório final da ação.

Para a diretora da Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Olga Benário, Cândida Arruda, a capacitação serviu para reforçar o que os nutricionistas da Semed já orientam as unidades no dia a dia. “Essa formação do Cecane que iniciou com visitas nas escolas, onde puderam verificar in loco de que forma estamos trabalhando, como os nossos alimentos são armazenados, preparados e servidos para os nossos alunos foi muito importante porque nos assegurou que estamos sendo bem orientados e trabalhando de forma correta”, destacou.

 

Texto: Redação Semed

Edição: Secom