Profissionais são capacitados para o controle e prevenção da Hanseníase

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Redação Fesp | Publicado em 16 de setembro de 2019 às 18:07

Capacitação acontece entre os dias 18 e 20 de setembro


A rede de saúde de Palmas promove entre os dias 18 e 20 de setembro, nos períodos da manhã e tarde, uma jornada de capacitações para os profissionais de saúde sobre a realização do diagnóstico e tratamento de hanseníase, identificação da doença e manejo de reações hansênicas. A primeira parte da capacitação ocorrerá na Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), situada no Instituto Vinte de Maio (IVM) e no último dia no Centro de Saúde da Comunidade da Arne 61. 

 

 

Durante os dois primeiros dias, vão ocorrer aulas práticas de Hansenologia e Prevenção de Incapacidade com a médica hansenóloga Seyna Ueno e a fisioterapeuta Flávia Medina. Cerca de 30 profissionais entre médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, participarão da programação.

 

 

De acordo com o coordenador Técnico da Hanseníase, o fisioterapeuta Pedro Paulo dos Santos Oliveira, as capacitações para os profissionais já estão incluídas na rotina de trabalho do grupo. Desta vez, a intenção é reforçar a avaliação neurológica simplificada, a orientação de autocuidados no acompanhamento dos pacientes em tratamento para hanseníase ou pós-alta.

 

 

“As capacitações em serviço sobre hanseníase são supervisionadas pelos técnicos da Vigilância em Saúde do município. Observamos durante as supervisões que ainda havia profissionais dos Centros de Saúde da Comunidade (CSCs) que não sabem identificar e tratar casos de hanseníase e não estão acompanhando de forma adequada os pacientes em tratamento”, relata o coordenador acrescentando que esse comportamento vem interferindo nos indicadores do agravo referente em Palmas.

 

 

Pedro Paulo lembra ainda que muitos profissionais dos CSCs solicitam com frequência capacitações relacionadas à hanseníase. Para atender essa demanda, os técnicos que atuam nas unidades de saúde, em grande parte servidores novos, vão receber treinamento quanto à avaliação neurológica simplificada em hanseníase, bem como grau de incapacidade. Orientações sobre autocuidado em hanseníase, exercícios físicos para prevenção e reabilitação, noções sobre cirurgias reabilitadoras e a discussão entre os grupos de casos clínicos farão parte da programação”, pontuou o coordenador.

 

 

Haverá também aulas expositivas, demonstração prática da técnica de avaliação do paciente, atividades práticas de avaliação e orientações de autocuidado entre os participantes e com pacientes.