Programa de Calcário beneficia produtores rurais do Assentamento Serra Taquaruçu

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Márcio Greick | Publicado em 19 de setembro de 2014 às 18:42

Um total de nove produtores que moram na área rural  em Palmas foram beneficiados  nesta sexta-feira, 19,  pelo Programa de Calcário 2014/2015, desenvolvido em parceria com as associações de produtores de Palmas.

O secretário  municipal de Desenvolvimento Rural,  Roberto Sahium,   entregou mais de 100 toneladas  de calcário  a  nove famílias de  produtores rurais   do Assentamento Serra de Taquaruçu, conhecido  popularmente como Três Penas.

O Programa do Calcário consiste no subsídio do transporte do produto  da mineradora até a propriedade do produtor e visa aumentar a produtividade através da correção do solo com o material.

De acordo com o secretário da pasta, o objetivo maior e fazer com que a área cultivável apresente condições ideais de produção através da correção do solo. “Estamos subsidiando o transporte do produto e investindo na recuperação do sol2o que é um beneficio para a  produção”, disse.

Os produtores receberam também a visita de um engenheiro agrônomo da pasta para tirar dúvidas sobre a forma correta da aplicação do produto e do  plantio. O produtor rural,  Osvaldo Jose de Carvalho,  após receber a orientação do engenheiro agrônomo da  Seder, fará o plantio casado de  milho e capim baquearão. “Após orientação do  técnico ficou   mais fácil fazer, por isso irei plantar quatro alqueires de  terra”, disse.

Para Roberto Carvalho, engenheiro agrônomo responsável pelo programa,  a aplicação correta do produto possibilita maior rentabilidade na produção. “Fazemos a orientação desde a amostra do solo para analise até a recomendação da correção do solo, adubação e plantio”, disse.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento  Rural,  Erijan Martins, o  Programa Calcário deve atender cerca de  47 famílias. “O Programa de Calcário beneficia  os produtores rurais também com  implementos agrícolas e apoio técnico”, disse.

Os produtores receberam como apoio para a aplicação  do calcário,   três tratores, duas caçambas, duas grades e duas  distribuidoras de calcário.

Para o presidente da Associação de  Agro-produtores do Assentamento Serra de Taquaruçu, João Vieira Lima,  o calcário chegou em boa hora. “Nossa região tem que usar o  calcário devido a grande quantidade de acidez no solo. Com a ajuda da prefeitura nós economizamos no transporte do produto que é alto custo”, disse.

O Programa de Calcário 2014/2015 atendera também os produtores do Veredão,  Entre Rios, PA Sitio, Mato Verde, São Silvestre, Macaquinho, Taquaruçu Grande, Francisco Galvão, São João I, e Associação do Vale do Mutum.