Programa Qualifica Ravs inicia formação pedagógica para pesquisadores

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Redação Fesp/Palmas | Publicado em 18 de setembro de 2023 às 14:56

Reuniões visam promover a orientação dos pesquisadores para a delimitação do seu objeto de pesquisa e o seu respectivo produto final

O Programa de Qualificação da Rede de Atenção e Vigilância em Saúde (Qualifica Ravs), promovido pela Fundação Escola de Saúde de Palmas (Fesp), iniciou na última sexta-feira, 15, a formação pedagógica pesquisadores que fazem parte do programa. 

“Trabalhamos neste primeiro encontro a capacidade de apoio matricial em rede, nos enxergando como parte dela. O Qualifica Ravs é um projeto que apoia a rede de gestão da Saúde de Palmas, o que oportuniza a qualificação ensino/serviço e visa potencializar o olhar dos pesquisadores para contribuir, por meio da sua pesquisa, para melhoria da prestação de serviço no SUS”, explicou a coordenadora do programa, Socorro Sarmento sobre objetivo do encontro.  

“Meu objeto de pesquisa é a sífilis congênita e gestacional, uma análise temporal de 2020 a 2022. Então espero contribuir não só com a pesquisa dos indicadores, que é a função do meu projeto, mas que com estes dados possam auxiliar para a diminuição dos casos e consequentemente do número de notificações no município”, disse a pesquisadora do Qualifica Ravs Rayanne Sousa Melo, sobre sua expectativa na colaboração como pesquisadora do programa.

Os encontros coletivos de orientação pedagógica ocorrem presencialmente, uma vez ao mês. O próximo ocorrerá no dia 20 de outubro, com a temática planejamento estratégico situacional, já o terceiro encontro, previsto para o dia 17 de novembro, se debruçará sobre as metodologias de pesquisa no Sistema Único de Saúde (SUS). O último encontro do ano, previsto para 8 de dezembro, revisará o perfil de competências do programa. 

 

Qualifica Ravs
O programa Qualifica Ravs visa promover a integração sistêmica de ações e serviços de saúde com provisão de atenção preventiva, contínua, integral, de qualidade, de forma responsável e humanizada, bem como incrementar o desempenho do sistema, em termos de acesso, equidade, eficácia clínica, sanitária e eficiência econômica, conforme a estruturação de um sistema integrado de seguridade e proteção social no município da capital. 

 

om