Programa Restaurante Popular é apresentado em oficina técnica do MDS

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 25 de março de 2023 às 06:24

O programa conta com mais de 9 mil palmenses inscritos e já serviu mais de 45 mil refeições desde sua implantação.

O Programa Restaurante Popular da Prefeitura de Palmas foi apresentado durante a 1ª Oficina Técnica sobre Programas/Estratégias estaduais e municipais de oferta de refeições e alimentação voltadas a populações em vulnerabilidade social da Secretaria Extraordinária de Combate à Fome do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).  A Gestão Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), apresentou o programa na tarde desta sexta-feira, 24, em reunião virtual que reuniu representantes de dezenas de municípios brasileiros.

A oficina técnica tem como objetivo o compartilhamento de experiências governamentais voltadas para a Segurança Alimentar e a construção de um programa nacional de combate à fome. “Esse processo de conhecer os serviços já ofertados é muito importante ao se construir estratégias de combate à fome com a oferta de alimentos saudáveis e de qualidade à população", destacou a gestora da Sedes, Adriana Aguiar.

O programa Restaurante Popular de Palmas conta com mais de 9 mil palmenses inscritos, 18 estabelecimentos credenciados e já serviu mais de 45 mil refeições desde o dia 17 de janeiro quando foi implantado. “É um programa que amplia a oferta da refeição ao custo de R$ 3 e, que fomenta a economia local pois a Prefeitura complementa o valor pago em R$ 12,00 garantindo o preço final de R$ 15,00 aos restaurantes credenciados”, explica Marina Albuquerque, Chefe da Assessoria Técnica e de Planejamento da Sedes.

Também foram apresentados os números dos atendimentos dos dois Restaurantes Comunitários de Palmas em anos anteriores, o processo de reforma que está em andamento e as melhorias que serão implantadas nas unidades. Ao final da 1ª Oficina Técnica foram montados grupos de trabalho para dar continuidade nas discussões e na construção do programa nacional de combate à fome.

Participaram do evento membros da Diretoria do Departamento de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), da Secretaria Extraordinária de Combate à Fome/MDS e da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional/MDS.