Programa Saúde do Servidor promove atividades físicas a profissionais da Semed durante o mês de julho

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 10 de julho de 2019 às 14:18

Proposta visa promover saúde e melhoria da qualidade de vida no trabalho dos servidores

O setor de Saúde do Servidor foi criado pela Diretoria de Recursos Humanos da Secretaria Municipal da Educação com o objetivo de desenvolver ações preventivas que possam interferir de maneira significativa na promoção à saúde e melhoria da qualidade de vida no trabalho dos seus servidores.

O primeiro projeto é o ‘Viva Bem na Hidro’ que vem sendo desenvolvido desde abril deste ano na piscina da ETI Almirante Tamandaré, na região Sul de Palmas. Voltado aos servidores de Cmeis e escolas das proximidades, o projeto foi interrompido devido ao período de férias. Para não deixar o ânimo esfriar, tiveram início ontem as atividades da ação ‘Julho Fitness’, com as aulas de ginástica laboral coletiva nos departamentos da Semed. A ação tem continuidade nesta quarta, 10, com atividade de pilates na sala do SimPalmas e na quinta, 11, com aula de dança ainda sem local definido.

Segundo o profissional de educação física da Diretoria de RH, Flávio Sousa, o ‘Julho Fitness’ pretende desenvolver várias ações em setores em que a ociosidade dos servidores é maior. “Como o projeto Viva Bem Na Hidro só será retomado em agosto em uma unidade de ensino da região Norte, estamos realizando estas ações na sede da secretaria. Com esta prática ao final do expediente, pode-se despertar o interesse pela continuidade da atividade física, pois os benefícios são notáveis”, explica.

Check-up dos servidores

Durante avaliação física realizada entre os servidores da Semed, foi constatado um alto índice de sedentarismo e a falta de incentivo de praticar atividade física. Isto reflete na quantidade de pedidos de licença para tratamento de saúde, uma das razões que motivaram a criação do Setor de Saúde do Servidor.  Com o apoio do Sesi, a avaliação foi desenvolvida durante uma semana aferindo a pressão arterial, verificando o índice de massa corporal e aplicando testes motores.

Para manter o crescente interesse pelas ações de promoção da atividade física, são criadas opções que possam atender à maior quantidade possível de profissionais e suas diversas preferências. Uma delas, a Caminhada Orientada, está prevista para ter início em agosto. “Mais uma iniciativa para estimular a prática de atividades físicas e usufruir de seus benefícios, tanto no campo individual como também para o serviço público”, finaliza Flávio.

Revisão e postagem: Iara Cruz