Programa sociocultural da GMP transforma a vida de milhares de jovens na Capital

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Marcio Greick | Publicado em 15 de setembro de 2022 às 09:38

Mais de 2.500 jovens já passaram pelas turmas de iniciação musical desde 2020

O Programa Sociocultural de Segurança Preventiva, da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), é a menina dos olhos de centenas de jovens palmenses. O programa atualmente conta com 211 integrantes em projetos como Escola de Iniciação Musical, Prática com Instrumentos, Coral e Orquestra Jovem. De acordo com o maestro Rênison Oliveira, mais de 2.500 jovens já passaram pelas fileiras do programa que foi criado em 2020 e, desde então, tem transformado a vida de milhares de pessoas na Capital. 

É o caso de Angela Lays Gomes Barbosa, que entrou na escola de Iniciação Musical da Guarda Metropolitana aos 12 anos. Ela já sabia tocar clarinete, instrumento que aprendeu com o pai, Jorge Miguel, que é musico, e, após passar pelas aulas práticas e estágio, foi avaliada e passou a fazer parte do corpo da Orquestra Jovem da GMP.  Hoje, aos 19 anos, Angela Lays cuida das redes sociais do programa a convite do maestro Rênison Oliveira. “Tudo aconteceu porque eu fiz um vídeo de uma tocata que fizemos em um dia de natal e o pessoal acabou gostando muito”, disse.  

Atualmente, a aluna está cursando Marketing Digital e afirmou que pretende seguir a carreira de Social Mídia, mas sempre encontra um tempo para a atividade que mais gosta, a música. “Estou sempre buscando conhecimento e novas estratégias de divulgar o programa nas redes sociais para que outros jovens saibam como esse programa transforma vidas. Quando tenho um tempinho toco meu clarinete em casa, pois a música para mim é vida”, completou.  

Sentimento compartilhado pelo músico, coordenador do curso de Música na modalidade Educação à Distância (EAD) e diretor de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Bruno Barreto. Ele iniciou sua trajetória como músico no ano 2000, na Escola de Música da GMP. “Para mim foi um divisor de águas em minha vida, pois definiu a minha carreira profissional, e a minha vida pessoal como ser humano”, explicou. 

O Programa Sociocultural de Segurança Preventiva da GMP é regido pelo guarda metropolitano e músico Rênison Oliveira, que também tem uma história de sucesso semelhante com a de centenas de jovens que passaram pela escola. Oliveira iniciou na Escola de Música da GMP no ano de 1998. De origem alagoana, o maestro chegou ao Tocantins aos 15 anos de idade. Em 2002 foi aprovado no concurso da Guarda Metropolitana de Palmas para o cargo de músico e, em 2005, foi designado para coordenar a Escola de Música, onde promoveu a reativação da Banda Mirim da GMP.  

Em 2020, a Escola de Música e a Banda Mirim da Guarda se fundem e passam a compor o Programa Sociocultural de Segurança Preventiva da instituição. A partir daí, a banda se transforma na Orquestra Jovem, e são criados o Coral Jovem e a Escola de Iniciação Musical. 

Para o maestro Rênison Oliveira, sua trajetória se confunde com a de milhares de jovens que passaram pelo programa. “Eu, como um ex-aluno, me sinto realizado profissional e pessoalmente, pois o programa transformou milhares de vidas. Hoje temos centenas de jovens que se tornaram músicos profissionais, a maioria inserida em bandas e orquestras militares e civis do País. Olhando pelo retrovisor, e para o futuro, vejo que valeu e ainda vale a pena acreditar nos jovens, que são os protagonistas de um mundo melhor”, concluiu.

 

Parcerias

O Programa Sociocultural de Segurança Preventiva da Guarda Metropolitana de Palmas tem buscado parcerias para fortalecer os vínculos com a sociedade.  Atualmente, o programa está em diálogo com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio do professor adjunto nos cursos de Licenciatura em Teatro e Licenciatura em Música (EaD) Heitor Martins Oliveira, que coordena o projeto de extensão ‘Oficina de Criatividade Sonora’.

De acordo com Martins, as tratativas para uma parceria estão bastante adiantadas e, após a formalização da parceria, serão desenvolvidas ações de extensão juntamente com a Escola de Iniciação Musical da GMP, com a realização de palestras, oficinas pontuais e curso de capacitação para jovens que atingem a idade limite (conforme regimento da escola). “Podendo também ter desdobramentos com apresentações musicais e produção de materiais didáticos”, concluiu.