Programa Vem Enem prepara alunos palmenses para maratona de provas

Fundação Municipal de Juventude de Palmas

Autor: Redação Secom/Palmas | Publicado em 26 de setembro de 2023 às 12:52

Metodologia de ensino prioriza assuntos e temáticas mais cobradas nas provas de vestibulares

Os últimos dias têm sido de muito aprendizado para os alunos do Programa Vem Enem, que estão se preparando para enfrentar a maratona de vestibular que se intensifica com as proximidades do fim de ano. O programa desenvolvido pela Prefeitura de Palmas, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), é gratuito e visa facilitar o acesso de adolescentes e jovens às graduações em instituições de ensino superior, com o ensinamento de conteúdos que priorizam os assuntos e temáticas mais cobradas nas provas de vestibulares. 

O estudante Rafael Cardoso Sobrinho, 19 anos, está firme no processo de preparação e planeja buscar uma vaga no concorrido curso de medicina. Ele destacou que a metodologia de ensino do programa tem contribuído no seu desenvolvimento e aprendizado. “Graças aos professores que são excepcionais, muitos conteúdos, principalmente, das áreas da ciência da natureza como física, biologia e química, que eu tive bastante dificuldade, hoje consigo desenvolver melhor”, disse. 

Conforme a Fundação Municipal da Juventude (FJP), as aulas do programa acontecem presencialmente nos períodos da manhã, tarde e noite, e de forma on-line, nas unidades do Centro de Atividades do Sesc Tocantins, na região norte e no Tênis Sesc da região sul da Capital, com a disponibilização de material didático, espaço físico, recursos humanos e pedagógicos. Os estudantes passam rotineiramente por atividades de revisão, simulados, correções de redação e palestras de incentivo, para chegarem no dia da prova confiante e entregarem o seu melhor. 

Já a estudante Ana Carolina Cardoso da Silva, destacou que a rotina de estudo, que acontece praticamente todos os dias da semana, também gera ansiedade com a chegada do período das provas. Ela disse que após conclusão do ensino médio percebeu no programa uma oportunidade de continuar os estudos, para tentar uma vaga no ensino superior.  

O professor Paulo Eduardo Monteiro, que leciona a disciplina de história para os alunos, falou da importância do cursinho ser popularizado e não ser privilégio de uma pequena parcela da sociedade. Ele destacou que fica realizado ao ver a sala cheia de estudantes, além de poder, auxiliar na construção do conhecimento, para com aqueles que realmente queiram estudar e buscar uma oportunidade na graduação. 

 

Vem Enem

O programa é destinado a adolescentes e jovens entre 15 e 29 anos matriculados ou egressos da rede pública de ensino, que estejam ou que concluíram o ensino médio em escola pública ou em escola particular com bolsa de estudos integral.