Programas de energia limpa em Palmas ganham destaque

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 26 de maio de 2023 às 15:06

Capital foi escolhida para sediar II Encontro Nacional do Governos Locais pela Sustentabilidade

Palmas tem se destacado no cenário internacional por manter uma política ambiental que prioriza fontes de energias limpas e programas de preservação ambiental e sustentabilidade. Tanto que neste ano a Capital foi escolhida para sediar o II Encontro Nacional do  ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. O evento acontecerá entre os dias 6 e 8 de junho e põe o Município no centro das discussões ambientais na América do Sul.

Neste ano o encontro do ICLEI tem como mote a transição de matrizes energéticas. E, neste sentido, Palmas destaca-se por programas como o Palmas Solar, que busca incentivar a população e o próprio poder público a utilizar uma fonte de energia não poluente. Outro programa de destaque é o de eficiência energética, por meio do qual as lâmpadas incandescentes da iluminação pública estão sendo substituídas por lâmpadas de led, que consomem menos energia e diminuem o impacto para o efeito estufa.

Em relação ao encontro do ICLEI, a prefeita Cinthia Ribeiro lembrou que alguns dos projetos ambientais de Palmas já foram premiados internacionalmente. “Estamos alinhados aos temas de sustentabilidade e preservação ambiental. Sediar este evento nacional nos permite fomentar o conhecimento e as boas práticas para o desenvolvimento urbano sustentável”, afirmou a gestora.

Já o secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, explicou que desde 2022, o ICLEI deu início a uma série de encontros visitando todas as regiões do Brasil. “Convidamos autoridades de todos os níveis de governo, iniciativa privada e organizações da sociedade civil a construir um diálogo constante e ampliado pela sustentabilidade”, disse Rodrigo Perpétuo.

Ele acrescentou que programas como o Palmas Solar e a participação da Prefeita Cinthia Ribeiro na Cop27, no Egito, em representação às autoridades locais da panamazônia inspiram os demais associados do ICLEI a participar desta agenda ambiental.