Programas MudaClima e Palmas Mais Verde ganham adesão do IFTO e Public nesta quarta, 18

Fundação Municipal de Meio Ambiente

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 17 de dezembro de 2019 às 16:50

Nesta quarta-feira serão plantadas 100 mudas em canteiro em frente ao IFTO

O canteiro em frente ao Instituto Federal do Tocantins (IFTO) passa a integrar dois programas da Prefeitura a partir desta quarta-feira, 18, às 8 horas, graças a uma parceria celebrada entre o Instituto e a empresa Public, que aderiram em conjunto aos programas ‘MudaClima’ e ‘Palmas Mais Verde’.

 

Para marcar a parceria, a empresa e o IFTO vão realizar o plantio de 100 mudas de árvores frutíferas e nativas do Cerrado, sob a orientação do Plano de Arborização de Palmas.

 

Os dois projetos são mantidos pela Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Municipal de Palmas, em parceria com as Secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) e a de Desenvolvimento Rural (Seder) e o Instituto de Planejamento Urbano de Palmas (Ipup)

 

‘MudaClima’

 

O 'MudaClima' tem entre seus objetivos reforçar a adesão de Palmas à meta 13 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que trata do Combate às Alterações Climáticas.

 

A meta do Programa é plantar 30 mil mudas de árvores para ampliação de áreas arborizadas na Capital e recuperação de áreas degradadas. O ‘MudaClima’ também pretende  dar continuidade a ações anteriores do Município, que tinham o objetivo de ampliar a presença de árvores, com plantios realizados em canteiros e áreas verde.

 

O programa está executando a arborização de áreas e equipamentos públicos de uma mesma região, incluindo avenidas, áreas públicas e arredores de equipamentos públicos, quadras vizinhas, incluindo, assim praças, escolas, postos de saúde e outros espaços vizinhos às avenidas e áreas que serão atendidas pelo programa.

 

‘Palmas Mais Verde’

 

O Programa ‘Palmas Mais Verde’ tem a finalidade de estabelecer parcerias entre a Prefeitura Municipal de Palmas, por intermédio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) e pessoas físicas ou jurídicas, para a preservação, implantação, recuperação e conservação das áreas de preservação permanente e áreas verdes, bem como de árvores, mobiliário urbano, monumentos e equipamentos presentes nas áreas.