Projeto Brincando, Ganhando e Aprendendo ensina Educação Financeira para alunos da Escola Aurélio Buarque

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 21 de junho de 2019 às 16:49

A culminância do projeto aconteceu no dia 19 junho na própria escola

Despertar nos pequenos a responsabilidade de administrar seu próprio dinheirinho, fazendo uso das quatro operações básicas das séries iniciais foi um dos objetivos do Projeto Brincando, Ganhando e Aprendendo, realizado pela Escola Municipal Aurélio Buarque, localizada no jardim Aureny I. A culminância do projeto aconteceu no dia 19 junho na própria escola.

As crianças aprendem brincando, em sala de aula, o valor do dinheiro, através de atividades que somam pontos durante o semestre e no final, transformam-se em “dinheirinho”, para ser usado na “Tenda de Negócios”, montada na própria escola, onde os alunos podem comprar brinquedos, lanches, brincar no pula-pula, adquirir livros e muito mais.

De acordo com a idealizadora, a coordenadora pedagógica Suely Brandão, a educação financeira é fundamental no processo de aprendizagem das crianças e o projeto além de incentivá-los a aprender matemática, ajuda no comportamento em sala de aula, pois os bons modos, as tarefas escolares em dia e as boas notas somam importantes pontos na hora de contabilizar os ganhos “financeiros” de cada aluno. “O projeto teve início em 2014 e ao longo dos anos começamos a enxergar a evolução das crianças, o despertar pelos estudos, principalmente na disciplina de matemática. As atividades são obrigatórias em sala de aula e o ganho do dinheirinho os motiva a serem melhores, alcançando um bom desempenho no final do semestre letivo”, disse.

O aluno do 5° ano, Gutemberg da Conceição participa do projeto desde o início e contou que “o legal é competir com os colegas, para saber quem acumula mais dinheiro”, assim, no dia da Feirinha de Negócios, ele pode gastar com lanches e também dividir com o pessoal da turma.

A diretora Denilde Vargas explicou que a comunidade participa ativamente das ações da escola, inclusive, tudo que é exposto na feirinha é doado pelos pais dos alunos, que “adoram ver as crianças fazendo conta, passando troco, calculando o quanto vai conseguir comprar com o dinheiro”.

O professor Euclides Luís Mesquita comemora o avanço das crianças na disciplina. “O projeto é um sucesso! É uma forma de contribuir com a consciência financeira das crianças, ensinando-os a poupar, fazer contas. Damos para eles o poder de compra, e isso é fantástico. Nossas aulas de matemática ficaram mais interessantes e proveitosas”. Contou Mesquita.