Projeto ‘Confeccionando seu ábaco’ integra alunos e família no ensino da Matemática

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 01 de abril de 2019 às 11:34

Os conteúdos de Matemática e História são trabalhados de maneira interdisciplinar

Alunos do 4º ano da Escola de Tempo Integral Caroline Campelo confeccionam seus próprios instrumentos de aprendizagem matemática. Com o incentivo do professor e da ajuda familiar eles reciclam materiais de uso doméstico de maneira divertida e interativa no projeto intitulado ‘Confeccionando seu ábaco’.

 

Não faltou criatividade na seleção dos materiais e na sua montagem. Os mais variados objetos reutilizados emprestaram cores e formas ao ábaco romano criado por eles. Durante as aulas eles receberam orientações de como construir seu próprio instrumento, incentivados à compreensão da ordem numérica de modo interdisciplinar com abordagem de conteúdos da disciplina de História.

 

A ideia do professor Francisco Paulo é utilizar as criações como recurso didático no ensino da Matemática. De acordo com ele, a ação facilita e enriquece as aulas, tornando-as mais interessantes, estimulando nos alunos o raciocínio lógico e uma melhor assimilação do conteúdo.


Para o educador, “a educação tem que considerar o desejo da criança, despertar a sua curiosidade de aprender, uma vez que elas têm necessidade de ser criança e é aí onde entra o trabalho lúdico”, destaca.

 

A aluna Vitória Ribeiro fala de como foi legal construir o seu ábaco contando com a ajuda dos familiares. Ela explica que o instrumento possibilita a resolução dos cálculos mais difíceis que não podem ser feitos com o uso dos dedos das mãos. Já o seu colega Renan Chaves relatou o apoio da família na criação do instrumento e que por meio da experiência pôde aprender brincando.

 

 



Revisão e postagem: Iara Cruz