Projeto de eficiência energética substitui 800 luminárias convencionais por LED

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Wédila Jácome / Edição: Denis Rocha | Publicado em 14 de março de 2024 às 09:58

É mais iluminação de qualidade para população e economia aos cofres públicos

A iluminação das avenidas e praças de Palmas está modernizando. Em parceria com a Energisa TO, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) substituiu 800 lâmpadas de vapor de sódio e vapor metálico por luminárias de diodo emissor de luz (LED), que promoverá uma significativa economia aos cofres públicos. As substituições abrangeram as Avenidas Teotônio Segurado, LO-11 até a ponte sobre o ribeirão Taquaruçu, e JK, entre a rotatória com a NS-06 até a marginal da TO-010, bem como as praças públicas das Quadras Arse 21 e 92 (204 e 906 Sul).

Estima-se que haverá uma redução de 67% no consumo de energia em iluminação pública somente na Avenida Teotônio Segurado. Nas demais áreas contempladas - avenida JK e praças das Arses 21 e 92 - a troca resultará em uma diminuição de 63% no consumo de energia elétrica. De acordo com os cálculos da Energisa, isso se traduzirá em uma economia prevista de 1.104,57 MWh/ano.

Essa iniciativa faz parte do Projeto de Eficiência Energética regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), sendo executado pela (re)energisa, o braço de energia sustentável do Grupo Energisa, criado para impulsionar a transição energética dos clientes. No âmbito deste projeto, a concessionária é responsável pelo fornecimento das luminárias de maior eficiência energética e pela gestão do projeto, com um investimento total de R$ 1.011.052,60. Por sua vez, a Prefeitura de Palmas encarrega-se da execução das substituições. Os recursos utilizados provêm do Programa de Eficiência Energética da concessionária.