Projeto do Promic 'Palavras de Curumim' disponibiliza vídeos animados no YouTube

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins | Publicado em 20 de maio de 2022 às 16:43

Animação, que já está disponível no canal, foi lançado na quinta-feira, 19, no Cine Cultura

O livro 'Palavras de Curumim', projeto patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), ganhou uma versão animada em vídeo. A animação, que já está disponível no canal do YouTube do projeto foi lançado na quinta-feira, 19, no Cine Cultura, pelos idealizadores Graziela Cortez e Dorivã, com a participação dos alunos do 5º ano da Escola Municipal Paulo Freire, que tiveram a oportunidade de assistir a estreia.

Os vídeos animados foram feitos pelo artista visual Olumi sobre as músicas ‘Riozinho dos Azuis’ e ‘Bonequinhas Ritxòkò’, ambas de autoria do cantor e compositor Dorivã, popularmente conhecido como Passarim do Jalapão, que interpreta essas canções com a participação de um coral composto por crianças. São dois vídeos com cerca de três minutos, um para cada música. Além disso, a produção também conta com tradução de libras, proporcionando acessibilidade.

Para o lançamento da animação, foram convidados os alunos do 5º ano da Escola Municipal Paulo Freire, que além de assistirem aos vídeos, também tiveram um momento de bate-papo e cantoria com Dorivã.

Idealizadores

O Projeto reúne o trabalho da socióloga e presidente do Instituto Utambor, Graziela Cortez; do cantor e compositor Dorivã; do ilustrador Olumi; um elenco de músicos conduzidos por Fred Garibalde; além de um coral infantil composto de nove crianças, sob o comando do maestro Heitor Oliveira e tem como resultado um livro, um CD e o canal no YouTube com os vídeos animados.

Dorivã falou sobre o que inspirou ele e Graziela a realizarem o projeto. “A ideia surgiu enquanto a gente fazia apresentações nas escolas e os professores sempre pediam para que a gente cantasse sobre o Tocantins, sobre as belezas e riquezas do estado”, disse.

Para Graziela Cortez, presidente do Instituto Utambor, que realizou o projeto, o lançamento desse trabalho demonstra o propósito da instituição no incentivo da arte e da cultura do Tocantins. “O Instituto Utambor continua cumprindo a sua missão de trabalhar a cultura tocantinense, através, principalmente da música percussiva, contando a nossa história, a nossa origem, dirigido especialmente para as crianças, porque acreditamos que é com elas que a gente consegue formar essa personalidade, fazendo com que se encantem pela nossa história, pela nossa cultura, pelas nossas origens e saber de onde vieram para poder trilharem um caminho saudável, e chegar a um futuro construído por elas, mas com pé no chão, sabendo de suas origens”, disse.

Também estiveram presentes no lançamento o presidente da Fundação Cultural de Palmas (FCP), Giovanni Assis e do representante do Banco da Amazônia (Basa) Roney Pires Façanha Jr. O projeto foi aprovado pelo edital do Banco da Amazônia e contou com o apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Educação de Palmas (Semed), da Fundação Cultural de Palmas (FCP) e da Transportadora e Distribuidora de Bebidas (Temar).