Projeto 'Eu faço cine na escola' vencedor do Programa Brasil na Escola inicia atividades

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 15 de março de 2023 às 10:38

Produção audiovisual trabalha habilidades como oralidade, escrita, argumentação e pesquisa

Selecionada no Programa Brasil na Escola - eixo Inovação, a Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Luiz Nunes de Oliveira, localizada no distrito de Buritirana, deu início este mês às atividades da primeira etapa do projeto de produção audiovisual ‘Eu faço cine na escola’, aprovado pelo Ministério da Educação (MEC). 

O diretor da ETI Luiz Nunes de Oliveira, professor Ademir Bandeira, explica que o projeto apresentado pela escola trabalha a interdisciplinaridade. “O projeto nos proporcionou desenvolver junto com os alunos habilidades como a oralidade, escrita, argumentação e pesquisa, além de oferecer a comunidade escolar, produções que apresentam situações sobre as vivências do cotidiano da comunidade local”. 

A escola contará com apoio financeiro de R$ 100 mil por ano durante cinco anos, totalizando R$ 500 mil. O auxílio financeiro é para que sejam implementadas as atividades descritas no projeto e rotinas que permitam a melhoria da aprendizagem e diminuição da reprovação. Com o valor destinado para este ano, a gestão escolar fez a aquisição de equipamentos de audiovisual e mobiliou um espaço dentro da escola para que as atividades de produção aconteçam. 

O edital previa selecionar dois projetos por estado, sendo um estadual e um municipal. O prêmio veio para a escola de Palmas, por meio da ETI, após ter passado por diversas etapas, dentre elas análise documental e de mérito. O resultado foi divulgado no Diário Oficial da União, obtendo a posição 39 dos 54 classificados.

O Brasil na Escola é um programa que tem por objetivo induzir e fomentar a permanência, as aprendizagens e a progressão escolar com equidade e na idade adequada dos estudantes matriculados nos anos finais do ensino fundamental, com a finalidade de estimular as redes de ensino na elaboração de novos modelos pedagógicos.