
Projeto ‘Palmas para o Brincar’ mobiliza comunidade de Taquaruçu
Atividades recreativas continuam à tarde no Parque Cesamar, Praça dos Povos Indígenas e Ginásio Ayrton Senna
A presença majoritária era de alunos e professores das unidades de ensino do distrito de Taquaruçu na manhã desta sexta-feira, 26, na praça Tarcísio Machado. Mas além dos pais e responsáveis pelos estudantes, muita gente da comunidade também participou do encerramento do projeto ‘Palmas para o Brincar’ e aproveitaram desse momento de resgate de brincadeiras e atividades recreativas.
Desenhos e pinturas, amarelinha, pescaria, artes com sementes e frutos do cerrado, bambolê e muitos jogos envolveram adultos e crianças, enquanto a animação do palhaço Batatinha Frita e Companhia movimentava o corpo com danças, gincanas e brincadeira de estátua.
E como a ideia é promover entre os pequenos as atividades que até pouco tempo eram as opções de diversão da garotada, a alimentação também seguiu o roteiro da turma ‘Amigos do jacarandá’. Além do algodão doce, pipoca colorida e picolé, também houve a distribuição de frutas in natura, como melancia, banana, abacaxi, melão e laranja.
Presente no evento, a secretária municipal da Educação, professora Fátima Sena, considerou o encerramento do projeto como um dia histórico para a educação palmense, pois foi o ápice de um movimento que busca proporcionar a crianças e adolescentes um elemento essencial na formação do ser integral. “Todos nós passamos por esta fase do brincar, que é extremamente significativa no desenvolvimento da pessoa. Crianças, jovens e também adultos têm necessidade de brincar, por isso essa proposta de afastar as crianças do mundo tecnológico e oferecer a elas outras opções de recreação e lazer”, disse a educadora.
Período da tarde
Às 16 horas, as brincadeiras acontecem na Praça dos Povos Indígenas, com os ‘Amigos da amarelinha’. A partir das 16h30, será no gramado do Parque Cesamar, com a turminha ‘Amigos do pula corda’ e às 17 horas, na Praça do Ginásio Ayrton Senna, em Taquaralto, com os ‘Amigos do pega-pega’.