Projeto Recicla Kids promove a educação ambiental nas escolas por meio de concurso de poesia

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 23 de novembro de 2021 às 15:28

Qualquer unidade da rede municipal de ensino poderá participar; inscrições estarão abertas até o dia 6 de dezembro

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) de Palmas e o Instituto Global 7 estão realizando o concurso escolar de poesia ‘Eu e o Meio Ambiente’, com o objetivo de promover, por meio da produção de um texto poético, a educação ambiental entre estudantes, professores, supervisores e gestores da rede municipal de ensino da Capital. As escolas podem se inscrever até o dia 6 de dezembro.

O concurso está aberto à participação de todas as escolas da rede municipal, que devem selecionar três poesias, cada uma nas categorias 1º ao 3º ano, 4º ao 6º ano ou 7º ao 9º ano do ensino fundamental. Todas deverão abordar o tema do concurso.

Após a seleção, pela escola, as três poesias serão submetidas à apreciação e avaliação dos membros do Currículo Escolar da Semed, composta por profissionais da educação. A etapa pública de classificação das poesias selecionadas será feita por meio do Instagram oficial do Projeto Recicla Kids (instagran.com/reciclakidsoficial). Com base no número de curtidas que cada texto receber, as obras serão classificadas para receber a premiação.

O primeiro lugar receberá um tablet, o segundo uma poupança no valor de R$ 200,00 e o terceiro uma poupança no valor de R$ 100,00. Além desta premiação, os primeiros colocados de cada categoria receberão um e-book com as poesias de todos os estudantes selecionados pelas unidades na etapa escolar.

Recicla Kids
O Recicla Kids é um projeto de ações sustentáveis que trabalha com crianças e adolescentes incentivando a preservação do meio ambiente. Atua em escolas do ensino fundamental, com o objetivo de transformar a cultura em relação ao rejeito de resíduos, por meio da promoção de coleta seletiva associada à formação educacional de crianças com idade entre seis e 14 anos.

Embasado no princípio dos 3 R's (reduzir, reutilizar e reciclar), o projeto busca o envolvimento de familiares e profissionais de educação, além do fortalecimento da relação entre crianças e o meio ambiente.