Projeto Roça para as Escolas inicia colheita de cerca de 40 mil espigas de milho

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 17 de maio de 2019 às 09:31

Alimentos serão distribuídos para as escolas da rede municipal de ensino de Palmas

Teve inicio nessa quinta-feira, 16, a colheita de cerca de 40 mil espigas de milho do Projeto Roça para as Escolas. O Projeto, que é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) e Secretaria Municipal da Educação (Semed), disponibilizou 1,5 hectares de terreno na Feira Agropecuária do Tocantins (Agrotins) para plantio de alimentos que estão sendo distribuídos entre as escolas da rede municipal de ensino. A colheita segue até dia 24 deste mês.

Somente nessa quinta-feira, 16, já houve colheita, e uma delas foi a Escola Beatriz Rodrigues que colheu cerca de 12 sacas de milho e recebeu 150 quilos de mandioca. Michelle Morais, diretora da escola, contou que é muito gratificante poder contar com esse projeto. “Ao ter acesso a alimentos frescos e saudáveis, teremos maior variedade no cardápio alimentar e ainda reduzimos custos, o que ajuda na questão orçamentária da escola. Além de ser um movimento participativo dentro unidade, que, além dos servidores, a comunidade escolar também se disponibilizou para realizar a colheita dos alimentos”, comentou a diretora.

De acordo com o secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, o plantio e colheita dos alimentos ocorre durante o ano. “A área cedida fica no espaço da Agrotins e é direcionada à produção de alimentos para distribuição nas escolas da rede municipal. Este ano está sendo produzido mandioca, milho e já estamos preparando 6 toneladas de arroz que serão distribuídas, conforme demanda, principalmente nas Escolas de Tempo Integral e Escolas de Campo”, ressaltou Sahium.

Projeto Roça na Escola

Escolas de Palmas já contam com o Projeto Roça na Escola, que é implantando no pátio e na área reservada para jardins, o que era grama se transformou em produção de milho, hortaliças, abacaxi e outros frutos.

A produção de peixes, hortaliças, tubérculos, grãos e outros alimentos, além de nutritivos, também gerou economia às unidades educacionais.

Agricultura familiar

Além do Programa Roça para as Escolas, as Escolas têm acesso ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Este Programa possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar e é executado com recursos da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), em parceria com estados, municípios e com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

“A intenção do programa é trazer mais uma alternativa de renda para o pequeno produtor e ofertar gratuitamente alimentos frescos e de qualidade para as instituições que recebem as doações”, explicou Roberto Sahium.

As Escolas que desejam participar do programa, devem realizar um cadastro no Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), na Feira da 304 Sul, ou na Seder.

Mais informações por meio dos telefones 2111-2609 ou 3218-3100.