Projeto ‘Viver Melhor’ comemora 23 anos com exposição de artesanatos na Assembleia

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Redação Fesp | Publicado em 31 de maio de 2023 às 07:38

Fesp participa da comemoração de iniciativa do deputado Eduardo Mantoan que segue até 16 horas desta quarta

No mês em que a Capital aniversaria, a Rede de Saúde da Capital celebra ainda os 23 anos do projeto ‘Viver Melhor’ desenvolvido pelas assistentes sociais do projeto Palmas para Todos (PPT) da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) na Unidade de Saúde da Família (USF) Deise de Fátima, da Arse 13 (108 Sul) voltado para o público 60+. E, para comemorar o momento, a convite do deputado estadual Eduardo Mantoan, está sendo realizado no hall da Assembleia Legislativa do Tocantins uma exposição de trabalhos manuais produzidos pelos idosos assistidos pelo projeto. A exposição teve início na terça, 30, e segue até esta quarta-feira, 31, de 8 às 16 horas.

Na tarde de terça-feira, 30, o presidente da Fesp, Daniel Borini, conferiu a exposição ao lado do deputado Mantoan e da secretária-executiva da Saúde (Semus), Anna Crystina Brito. “Agradeço a equipe da USF Deise de Fátima e parabenizo o Projeto Viver Melhor que tem sido um sucesso por mais de duas décadas. Mudei para Palmas para ajudar na implantação da unidade e ver o avanço do trabalho desenvolvido nela, com a participação das nossas pesquisadoras do PPT, muito nos alegra. São ações como essas desenvolvidas com a comunidade que promovem maior qualidade de vida aos usuários do SUS. Agradeço ainda ao deputado Mantoan que apoia este projeto, um parlamentar que defende o SUS como bandeira da maior política de inclusão social no nosso país”, disse o presidente da Fesp, Daniel Borini.

Servidora da USF Deise de Fátima desde 1997, dona Ozana Sales, começou a integrar o projeto e produzir os artesanatos somente há um ano e relata: “Estou gostando muito. Faço crochê, bolsa, tapete, e até luminária”, diz orgulhosa, complementando que a atividade melhorou a concentração e memória.

“Um projeto que é muito enriquecedor, que trabalha com os idosos de Palmas há 23 anos. Essa socialização é muito importante, por isso devemos valorizar e reconhecer o trabalho que vem dessas mãos preciosas e valiosas. A exposição desse projeto aqui na Assembleia é apenas o primeiro de muitos que virão”, destacou o deputado Mantoan.

Viver Melhor

A equipe é composta pela coordenadora do projeto Viver Melhor, Vanessa Gonçalves, coordenadora da USF Deise de Fátima, Elicleide Saraiva e pelas assistentes sociais do PPT da Fesp, Railda Mota e Lilian Cursino que apresentaram os trabalhos e explicaram como funciona o projeto durante a visita dos gestores. “Nos trabalhos manuais utilizamos decoupagem, crochê, peças em vidro, gesso e outros materiais. A ideia é tirá-los do ócio e promover a socialização, o convívio, melhorar a coordenação motora, a concentração e consequentemente, a memória”, explicou Lilian Cursino.

As atividades acontecem ao longo da semana da seguinte forma

Segundas e quartas às 8h30 - atividade física (fisioterapeuta)
Quintas às 8h30 - memorização (fisioterapeuta)
Sextas  às 8 horas - trabalhos manuais (Assistentes Sociais)