Projetos da Fecit entram para os anais da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Semed Palmas | Publicado em 27 de março de 2024 às 14:27

Iniciativas promovem a troca de experiências e propiciam novas oportunidades de ampliação das fronteiras do conhecimento

A Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia de Palmas (Fecit) conquistou destaque no cenário científico por meio da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). E agora entraram para os Anais 2024 da Febrace dois projetos da Fecit: ‘Picolé empreendedor e sustentável: uma abordagem empreendedora com o foco em finanças e sustentabilidade’ e ‘Efeitos Positivos do Uso de Subprodutos de Baru e Jatobá como fonte alternativa de alimentação’. 

 

O projeto ‘Picolé Empreendedor’ foi desenvolvido pelos alunos da Escola de Tempo Integral (ETI) Luiz Gonzaga, com o objetivo de desenvolver as habilidades empreendedoras dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. O projeto consistiu nas vendas dos produtos, utilizando técnicas empreendedoras adquiridas durante as aulas de educação financeira. A iniciativa foi considerada uma prática exitosa de como a educação empreendedora pode ser desenvolvida com envolvimento de toda comunidade escolar. 

 

Já o projeto ‘Efeitos Positivos do Uso de Subprodutos do baru e jatobá como fonte alternativa de alimentação’, escolhido para representar o Tocantins na Febrace, destacou as propriedades nutricionais e medicinais dos frutos. Desenvolvido pelos alunos do Centro de Ensino Médio Tiradentes, o projeto resultou na produção de um livreto com informações sobre o cerrado e receitas à base do baru e jatobá. 

 

A coordenadora científica da Fecit, professora Ana Cléia Gomes da Silva, comemorou o feito e destacou a importância da Feira de Ciência no sentido de revelar e promover o saber científico. “Ter projetos da Fecit Palmas nos Anais da Febrace é um grande avanço para todos nós que nos empenhamos em realizar um bom trabalho ao longo do ano. Isso nos motiva a continuar promovendo o conhecimento em prol da ciência, em todas as unidades educacionais de Palmas,” avaliou.  


Febrace

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação. A Febrace também propicia a aproximação entre escolas e universidades e a interação entre estudantes, professores, profissionais e cientistas, criando espaços de trocas de experiências e de novas oportunidades de ampliação das fronteiras do conhecimento.