Projetos de inovação de Palmas chamam atenção de pesquisador da FGV

Autor: Redação Secom | Publicado em 30 de janeiro de 2019 às 18:26

Entre os projetos, destaca-se o programa Palmas Solar, que permite diversificação da matriz energética e ainda oferece incentivos fiscais aos contribuintes que optam pela modalidade

As práticas inovadoras em tecnologia que estão permitindo Palmas se destacar entre as capitais que mais se desenvolvem no País vêm chamando a atenção de órgãos do setor, a exemplo da Fundação Getúlio Vargas. Na tarde de terça-feira, 29, o pesquisador da FGV do Rio de Janeiro (RJ), Felipe Kamia, da Diretoria de Análises de Políticas Públicas da Fundação foi recebido pela equipe técnica da Secretaria Municipal Extraordinária de Assuntos Estratégicos, Captação de Recursos e Energias Sustentáveis, para discutir o assunto.

Kamia conheceu o Programa Palmas Solar, desenvolvido como política pública de eficiência energética e desenvolvimento econômico e sustentável. O Programa foi criado em 2015 por meio da Lei Complementar 327/2015 e oferece incentivos fiscais aos contribuintes que optam pelo uso da energia solar.

Desde sua implantação o Palmas Solar obteve um crescimento de 726% em relação ao número de solicitações dos contribuintes. “Destacamos a abertura e instalação de cerca de 40 novas empresas no ramo de energia fotovoltaica em Palmas. Tal fator favoreceu a redução dos custos dos sistemas solares, beneficiando diretamente a todos os interessados”, diz Eduardo Mantoan, titular da pasta.

Ele explica que as novas construções do Município utilizam essa tecnologia, a exemplo da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, onde foi instalado um sistema solar numa área de 398,21 m², com uma Potência de 43,2 kWp, gerando 67.650,05 kWh/ano. “Na ETI foram investidos R$ 213.966,98. Desse modo, os valores que deveriam ser utilizados com energia elétrica estão sendo gastos com a melhoria da alimentação de toda a comunidade escolar”, comenta.

O secretário também explicou que está prevista a implantação de dois Parques Solares visando gerar energia suficiente para atender 100% da demanda de consumo dos prédios públicos da Prefeitura, bem como contribuir para a redução a emissão de gás carbônico (CO2). “Os Parques Solares serão espaços voltados ao desenvolvimento tecnológico, ao incentivo à pesquisa, ao aproveitamento da energia solar, tornando a cidade de Palmas exemplo de diversificação da matriz energética no país”, afirma Eduardo Mantoan.

Segundo informações do secretário, parcerias entre a Prefeitura e instituições de ensino da Capital permitiram a disponibilidade de cursos profissionalizantes de Instaladores de Sistemas Fotovoltaicos, ampliando também as perspectivas de geração de emprego e renda.

De acordo com Felipe Kamia, a FGV, em parceria com o Ministério das cidades vai selecionar 200 iniciativas para serem destaque no HUB, que possuem notoriedade em sua execução. “A ação tem por finalidade fomentar e estimular o surgimento de iniciativas inovadoras que promovem soluções para os problemas urbanos, com visibilidade e ampla divulgação, possibilitando sua utilização em todo o território nacional.

Na ocasião, a equipe do Instituto de Planejamento Urbano de Palmas (IPUP) apresentou uma proposta de Drenagem Sustentável para as rotatórias de Palmas. De acordo com a presidente interina Denise Rech, o objetivo da iniciativa é criar micro bacias naquelas localidades através da absorção da água, impedindo alagamentos ao longo das vias urbanas. “A água captada poderá ser reutilizada na arborização da cidade, com parâmetros de custos operacionais inferiores ao modelo tradicional de drenagem”, explica.

Participaram da reunião a secretária executiva da Secres, Adriana Oliveira, o Eletrotécnico Pitágoras Sobrinho, a eletrotécnica Lorena Coutinho e a diretora de Mercado, Rariany Monteiro. Ainda fizeram parte dos trabalhos uma equipe Ipup, coordenada pela arquiteta Denise Rech e colaboradores técnicos.