Propostas validadas na XII Conferência Municipal de Saúde serão debatidas na etapa estadual

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus/Palmas | Publicado em 21 de março de 2023 às 12:11

Defesa das temáticas será feita pelos 36 delegados eleitos

A participação popular na XII Conferência Municipal da Saúde (CMS) teve um papel significativo na elaboração de diversas sugestões para melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) da Capital. O próximo passo é a defesa das propostas validadas na etapa estadual que acontece nos dias 13 e 14 de maio. Dentre as 20 temáticas acordadas estão o combate à fome e a desnutrição familiar, a reestruturação da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) como centro de pesquisa aplicada ao SUS e o fortalecimento das políticas de educação permanente em saúde e humanização do sistema. A lista completa pode ser conferida aqui.

A defesa das propostas na conferência estadual será feita pela delegação eleita, composta por 36 delegados ao todo, sendo 18 usuários do SUS, nove trabalhadores da saúde e nove representantes da gestão municipal. A superintendente de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Gilian Cristina Barbosa, foi uma das delegadas eleitas. Como gestora, ela espera que boa parte das sugestões sejam implementadas no Plano Nacional de Saúde e no Plano Plurianual 2024-2027.

"Todas as propostas foram válidas e poderão ser implementadas no município, buscando a melhoria das ações e serviços de saúde”, comenta Gilian. A coordenadora geral da Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp), Jaciela Leopoldino, também vai usar as conferências como norteador para o próximo planejamento de qualificação dos profissionais de saúde.

A votação das propostas dos eixos temáticos da CMS e da delegação representativa pode ser conferida no canal do youtube da Prefeitura de Palmas.