Público confere projetos, palestras e oficinas na 6ª edição da Fecit

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 20 de setembro de 2019 às 17:55

Quem esteve no Campus do Ceulp/Ulbra na manhã desta sexta-feira, 20, para prestigiar a mostra científica que abriga os projetos da 6ª edição da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit 2019), ainda teve a oportunidade de participar de diversas palestras e oficinas ofertadas durante o evento.

A farmacêutica e doutoranda Juliane Farinelle, abriu a programação do dia com a palestra ‘Formas farmacêuticas inovadoras para a administração de medicamentos’, apresentando as diferentes formas de como os medicamentos são compostos e produzidos até chegar ao consumidor final.

Na sequência, a doutora em Química e professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Glaucia Vieira, abordou o tema ‘Produção de biochar e energia alternativa por pirólise de lodo residual’. Na sua fala a pesquisadora apresentou um pouco de como são aplicadas as pesquisas que desenvolve em laboratório com pirólise de biomassa, o que é pirólise, e como se dá o processo até sua transformação em matéria-prima.

Para a pesquisadora a iniciativa da Prefeitura em promover eventos como a Fecit é de extrema importância. “Para que os alunos desde o ensino fundamental I tenham a oportunidade de participar de um canal que possibilite o desenvolvimento de várias habilidades no campo da ciência, da inovação e da arte”, afirmou.

Paralelamente às palestras, acontecem diversas oficinas como a ministrada pelo professor de Física da Rede do Programa de Olimpíadas de Conhecimento (POC), Ozimar Pereira, que veio de São Paulo especialmente para participar da Fecit. Após proferir palestra sobre as Olimpíadas Mundiais de Matemática na tarde desta quinta-feira, 19, o professor voltou à Feira na manhã desta sexta-feira, 20, para ministrar a oficina ‘Como transformar o mundo em sala de aula’.

Falando para um público de alunos do ensino médio, o professor mostrou um pouco do trabalho realizado pela Rede POC, através do estímulo do jovem para descobrir seu potencial, seus talentos e habilidades para seu desenvolvimento completo articulando parcerias com inúmeras instituições no Brasil e no mundo visando oferecer o acesso ao estudante brasileiro a programas educacionais de excelência.

Atenta a fala do professor, uma das ganhadoras da Fecit em 2017, Heloísa Gama, falou sobre a experiência de ter representado o Tocantins e a Escola Municipal Beatriz Rodrigues na feira científica ‘Yo amo la ciência’ em Bogotá na Colômbia, em setembro de 2017. “Foi uma experiência incrível, além de representar nossa escola e cidade e sermos premiadas com a Menção Honrosa, recebendo medalha e troféu, ainda tivemos a oportunidade de conhecer outro país com sua cultura e costumes”, destacou.

O professor Ozimar destacou que um projeto como esse, dentro de uma secretaria municipal, deve ser extremamente estimulado e ampliado. “Eventos como esse são fundamentais, não só para os estudantes, mas para a cidade, porque são espaços de compartilhamentos de conhecimento dos estudantes, que estimulam o trabalho na escola de criação de conhecimento”. Pereira disse ainda que “O mundo de hoje exige um cidadão, criativo, proativo, empreendedor, inovador, que conheça a ciência e tecnologia e saiba usar, independente se ele vai ser um inventor, um empresário ou cidadão comum, o domínio das tecnologias, do conhecimento e essa capacidade de criar e inovar é fundamental, é questão de sobrevivência”.

Outro ponto destacado pelo professor Ozimar é a de a Fecit Palmas é a única feira de ciências do Brasil que envolve o ensino infantil, ressaltando que é justamente esse o nível mais importante da educação que ações como essa devem ser estimuladas. A Fecit faz parte da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Uma ação coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) desenvolvida no Tocantins pelo governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt).

Trabalhos

A edição 2019 da Fecit abriga 102 trabalhos elaborados por alunos de escolas das redes públicas municipal, estadual e federal, bem como das instituições de ensino técnico e superior, públicas e privadas do Tocantins. O evento é realizado pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com diversas instituições de educação e empresas públicas e privadas.

Cerimônia de premiação

A cerimônia de encerramento e premiação dos trabalhos vencedores da edição 2019 da Fecit será realizada neste sábado, 21, às 19 horas, no auditório central do Ceulp/Ulbra.

Instituições parceiras da Fecit 2019

Acipa, Anjo Azul, Apae, Bagatini English Course, Universidade Católica, Centro de Educação Inclusiva, Ceulp/Ulbra, Código Kid, Colégio Madre Clélia Merloni, Colégio Nabla, Fundação de Amparo a Pesquisa do Tocantins (Fapt), Fecomércio, Fieto, IFTO, Impacttus, ITPAC, Itop, Laboro, Novitrine, Renapsi, Plataforma Cienciarte, Sebrae, Sedem, Seduc, Sescoop, Senac, Senai, Sesi, UFT, UMA, Unitins, Fecit.