Público pode conferir, Pelos Olhos da Águia, de Márcia Finelli, até 29 de Março

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins | Publicado em 01 de março de 2019 às 17:53

Mostra fotográfica da piloto de parapente foi aberta nesta quinta-feira, 29, no Salão de Exposição do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho

A piloto de parapente, Márcia Finelli, é apaixonada por sentir o mundo lá de cima, por voar. E, se nascemos sem asas, ela resolveu a questão com o tecido e linhas do parapente, e assim se aventura em voos livres pelos céus do Tocantins e do mundo. Foi dessa paixão que nasceu a vontade de mostrar aos demais, um pouco do que é se sentir pássaro, e o resultado foram os registros fotográficos em exibição na exposição, Pelos Olhos da Águia, aberta até 29 de março, no Salão de Exposição do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.

Em, Pelos Olhos da Águia, o público poderá observar imagens que registram, segundo Márcia, a visão de um piloto de parapente, desde as belezas naturais a questões que envolvem a relação homem-natureza, como aguardar e entender qual é o vento perfeito e a condição ideal para desconectar os pés da terra. “O voo livre é minha paixão e a gente precisa mostrar como é voar. Eu aprendi a voar no Tocantins e hoje eu quero mostrar um pouquinho para vocês o que é voar. Conheçam o voo livre neste meu olhar de piloto”, convida Márcia Finelli.

Na abertura da exposição, o presidente da Fundação Cultural de Palmas, Giovanni Assis, falou da importância da fotografia no registro do nosso temo. “A foto vai muito além do registro instantâneo do presente, a arte da fotografia está no olhar, de uma maneira diferente para algumas coisas, como a Márcia, que se fez Águia para nos mostrar um pouco do que é voar. Sejamos mais Águia”, disse.

As fotos foram feitas entre os anos de 2016 a 2018, todas no estado do Tocantins, sendo elas, na Praia Graciosa, na rampa na Serra de Lajeado, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, no distrito de Luzimangues em Porto Nacional, em voos e em Axixá, onde também existe outra rampa no Estado. “Sempre representei o Estado por todo Brasil e a vontade é de mostrar essa maravilha para o mundo”, finaliza.

“Observando essas fotos, o céu, as árvores pequenas embaixo dos pilotos, as paisagens, a gente também sente vontade de voar de parapente, de sentir essa experiência”, contou o estudante, Artur Rezende, presente na abertura da exposição.

Márcia Finelli

Há 16 anos, Márcia Finelli se dedica a prática do parapente, profissionalmente, com participação em competições nacionais e internacionais. Em 2011, Finelli foi a primeira mulher brasileira a fazer uma das mais temidas manobras do voo acrobático de Parapente, o Tumbling (um looping onde o atleta passa por cima da vela).

Mineira de Belo Horizonte, conheceu o esporte em Palmas e desde então dedicou-se totalmente em sua evolução e realizações pessoais, viajando pelo Brasil, conhecendo novas rampas e aperfeiçoando sua técnica, e também participou de treinos e vôos na Nova Zelândia e Chile.