Qualificação ao alcance dos servidores em tempo de distanciamento social

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas

Autor: Redação IVM | Publicado em 03 de junho de 2020 às 12:06

O IVM, por meio da Escola de Governo, deu início, esta semana, ao primeiro curso em sua plataforma virtual IVM Online

Mais de 50 servidores municipais de Palmas estão participando da qualificação profissional em Elaboração de Projetos na modalidade Ensino a Distância (EaD), por meio da plataforma virtual IVM Online.  O curso, promovido pelo Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), por meio da Escola de Governo de Palmas (EGP), começou na última segunda-feira, dia 1º, e segue até o próximo dia 12 de junho. O objetivo é capacitar profissionais quanto ao planejamento, elaboração, implementação e avaliação de projetos para a captação de recursos.

Entre os participantes está o servidor Aldney Moreira Sousa, que é agente administrativo educacional e trabalha no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Matheus Henrique. “Esse é um projeto de sucesso que deu certo e agora estamos colhendo os frutos desse investimento em capacitação de profissionais municipais. A equipe se mostra muito prestativa e atenciosa aos seus alunos e à forma como eles estão se adequando a essa modalidade de ensino e as ferramentas”, disse, destacando que a sua expectativa é que possa aplicar os conhecimentos adquiridos para algo que seja para o bem comum.

A qualificação está sendo ministrada pelo instrutor Magnus Aparecido Matos. Segundo ele, esse é um momento ímpar em que o IVM/EGP está buscando se adaptar a essa situação de pandemia para entregar para esses servidores do município de Palmas o melhor. Um produto “feito de um servidor para o outro”. “Minha expectativa é que as pessoas possam compreender que estamos em um momento difícil, mas de franco processo de evolução”, avalia.

Sobre o curso de Elaboração de projetos, Matos diz que é um dos mais requisitados pelas secretarias. “No serviço público, a gente trabalha sempre tentando desenvolver, mas sabendo da escassez de recursos. Então, o curso de elaboração de projetos vem trazer propostas e tentar instigar os servidores a desenvolverem e apresentarem ideias, dentro das suas secretarias, que possam ser viabilizadas e ajudar a resolver problemas de políticas públicas existentes”.

O instrutor é graduado em Ciências Econômicas (UFT), com especialização em Gestão Pública e Sociedade. É guarda metropolitano de Palmas classe C e Instrutor da Escola de Governo de Palmas desde 2010.

No conteúdo programático do curso estão definidos os seguintes assuntos: Elaboração de Projetos (prática); Planejamento do Projeto Obedecendo às Normas Estabelecidas; Desenvolvendo o Plano de Trabalho; Avaliação de Viabilidade de Projetos; Indicadores – Monitoramento e Controle de Projetos.