Membros do Conselho da Pessoa Idosa tomam posse para Biênio 2022-2024

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Redação Sedes/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 13 de setembro de 2022 às 06:21

Cerimônia foi realizada no auditório da Defensoria Pública do Tocantins

Quatorze pessoas, entre homens e mulheres, tomaram posse como integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmas para Biênio 2022-2024, nesta segunda-feira, 12. Foram escolhidos sete representantes do poder público municipal e sete da sociedade civil organizada que atuam na área do envelhecimento na Capital. A cerimônia foi realizada no auditório da Defensoria Pública do Tocantins.

A titular da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Sedes), Simone Sandri, participou da cerimônia de posse e dividiu a mesa com autoridades como o promotor de Justiça da 15ª Promotoria do Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO), Rodrigo Grisi; o Delegado de Polícia da 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Vulneráveis, Marcelo Falcão; a ex- presidente do Comdipi, Simone Fontenelle, e o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Tocantins, Valtrude Messias.

"Agradecemos ao trabalho realizado pelos conselheiros do Biênio 2020-2022 e de nossa, agora ex-presidente do Comdipi, Simone Fontenelle. Reforçamos a alegria que sentimos de receber os novos membros empossados que se comprometem nesta nova etapa do Biênio 2022-2024”, disse a secretária da Sedes, Simone Sandri.

O promotor do Ministério Público do Estado do Tocantins, Rodrigo Grisi, ressaltou a importância da aproximação, proporcionada pelos Conselhos de Políticas Públicas, entre a comunidade e o Estado para o fortalecimento da cidadania e a efetivação de direitos fundamentais. “O conselho é um espaço institucional com destacada relevância na sociedade brasileira, considerando que é nele que se deve realizar a construção democrática das diretrizes das políticas públicas, bem como o acompanhamento, controle e fiscalização da concretização dessas ações. O Ministério Público seguirá em diálogo permanente com o conselho, buscando assegurar seu regular funcionamento, a legitimidade social pela participação da comunidade em favor da garantia dos direitos das pessoas idosas.”

Eleição da mesa diretora

Os membros do Comdipi elegeram o conselheiro Claudiney Leite de Souza, como presidente e o conselheiro José Filadelfo da Silva, da Fundação Cultural de Palmas, como vice-presidente, no período de 2022-2024.

A composição da diretoria tem continuidade com a conselheira Viviane Gomes Ribeiro, representante da OAB/TO como 1ª secretária e o conselheiro Ari Porto, representante da ABCMI, como 2º secretário.

Confira os nomes dos membros que compõem o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmas:

Representantes do Poder Executivo Municipal:

Secretaria Municipal da Saúde: 1. Taísa Souza Ribeiro, titular; 2. Lorenna Martins da Silva, suplente;

Secretaria Municipal da Educação: 1. Edite da Costa Reis, titular; 2. Darlington Ribeiro Lima, suplente;

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social: 1. Claudiney Leite de Souza, titular; 2. Jaqueline Garcia, suplente;

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana: 1. Valdelice Ferreira de Oliveira, titular; 2. Junia Ferreira, suplente;

Fundação Cultural de Palmas: 1. José Filadelfo da Silva, titular; 2. Fábio Oliveira Santos, suplente;

Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Palmas: 1. Jefercio Evangelista de Sousa, titular; 2. Maria Antônia da Silva Araújo, suplente;

Procon Municipal de Palmas: 1. Cristian Sendic Sudbrack, titular; 2. Ariane Rodrigues Constante , suplente.

Representantes da Sociedade Civil Organizada:

Associação de Aposentados, Pensionistas e Idosos de Palmas e Região –APIPAR : 1. Leomar Cesar Brigagão, titular; Márcia Brandão da Silva, suplente;

Ordem  dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB/TO): 1. Viviane Gomes Ribeiro, titular; 2. Faelma Mendes Batista Correa, suplente;

Pastoral da Pessoa Idosa (PPI): 1. Sandra Maria Ribeiro Leitão, titular; 2. Valtrude Messias, suplente;

Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 12ª Região - CREFITO-12 : 1. Raphael Cota Couto , titular; 2. Sandro Bernardino Ribeiro de Abreu Adrian , suplente;

Conselho Regional de Serviço Social do Tocantins -CRESS - 25ª Região - TO: 1. Célia Pereira da Mata, titular; 2. Ana Paula Xavier Alves, suplente;

Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT): 1. Euler Rui Barbosa Tavares; Luiz Sinésio Silva Neto,  suplente.

Associação Brasileira do Clube da Melhor Idade (ABCMI): 1. Ari Porto, titular; 2. Zilneide Nogueira Avelino, suplente.