Radares de Palmas passam por aferição do Inmetro

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 23 de janeiro de 2023 às 08:16

Ação acontece durante esta semana e motorista deve ficar atento aos horários e pontos de interdição

Iniciou nesta segunda-feira, 23, a aferição anual dos radares de fiscalização eletrônica de Palmas. Técnicos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) já aferiram nesta manhã os equipamentos instalados na Avenida Teotônio Segurado com as LO-11 e 31, além do acesso ao aeroporto. Também passaram por verificação os radares da Avenida NS-05, próximo as entradas das quadras Arno 32 e 33 (305 e 307 Sul). 

Durante a semana, outros equipamentos também passarão por aferição, conforme o cronograma abaixo. Motoristas que transitarem pelo local deverão ter a atenção redobrada, pois enquanto são examinados a exatidão da medição dos equipamentos, em alguns trechos, o tráfego de veículos poderá será feito em meia pista ou até mesmo ser totalmente interditado. Confira abaixo o cronograma.

O trabalho de aferição dos radares é realizado anualmente pelo órgão fiscalizador, que verifica se os sensores dos equipamentos estão em consonância com a velocidade permitida na via. Em uma espécie de simulação, os técnicos fazem o monitoramento dos equipamentos, enquanto uma viatura passa pelas faixas com velocidade acima da estabelecida para a via. Fiscais de trânsito fazem a interdição e controle de tráfego da via para evitar acidentes.