Ranking do Saneamento 2021 mostra que Palmas é segunda melhor capital em saneamento no Brasil

Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas

Autor: Redação/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 24 de março de 2021 às 19:11

Capital tocantinense também ocupa a 13ª posição dentre os 100 municípios brasileiros pesquisados; em 2020 a posição era 28ª

Palmas é a segunda melhor capital em saneamento no Brasil, como mostra o Ranking do Saneamento 2021, estudo produzido pelo Instituto Trata Brasil que avalia os números do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) nas 100 maiores cidades brasileiras. O primeiro lugar entre as capitais é São Paulo. O novo estudo, lançado em março deste ano, mostra também que Palmas ocupa a 13ª posição dentre os municípios pesquisados. No ano anterior, a Capital tocantinense ocupava a 28ª posição.

Dentre os aspectos avaliados na pesquisa estão os indicadores de atendimento com abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e os investimentos realizados no setor. Palmas ficou em primeiro lugar, junto com outras capitais do País, no atendimento urbano de água, com 100% de atendimento à população segundo a pesquisa.

Palmas também se destacou quanto ao índice de investimentos per capita realizados no setor, em que ocupou o terceiro lugar dentre as capitais brasileiras que mais investiram. Outro índice bem avaliado foi o perdas de faturamento, índice de perdas de faturamento, que avalia a água produzida e não faturada, ou seja, será melhor classificado o município que apresenta menor porcentagem de água produzida e perdida ou deixada de ser faturada.

De acordo com o presidente da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas (ARP), Fábio Barbosa Chaves, “a melhoria dos indicadores de saneamento da Capital é um reflexo do fortalecimento do trabalho de regulação e fiscalização no município, que tem como objetivo ampliar e melhorar a oferta dos serviços públicos à população palmense”.

Instituto Trata Brasil

Desde 2009, o Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados, divulga o Ranking do Saneamento Básico – Cem Maiores Cidades do Brasil. O ranking da pesquisa busca mostrar quais são os desafios que o Brasil ainda enfrenta para cumprir com os compromissos nacionais e internacionais sobre água e coleta e tratamento de esgoto.

A pesquisa completa pode ser conferida Aqui