Recicla kids promove desenvolvimento da consciência ambiental nos estudantes de escolas da rede municipal de Palmas

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 16 de novembro de 2021 às 15:39

Projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação, em parceria com o Instituto Global 7, visa estabelecer coleta seletiva em todas as unidades de ensino da Capital

Voltado ao desenvolvimento da consciência ambiental dos estudantes das escolas municipais de Palmas, o Recicla Kids é um projeto desenvolvido em parceria pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) e o Instituto Global 7 que visa estabelecer uma rede de coleta seletiva em todas as escolas da rede municipal de Palmas, em que cada estudante é o agente principal do processo. O termo de parceria entre a Semed e o Instituto Global 7 foi  assinado na semana passada,  e as ações já estão acontecendo nas escolas da rede.

O objetivo Recicla Kids é transformar a cultura em relação ao rejeito de resíduos, por meio da promoção de ações práticas de coleta seletiva articuladas com a formação educacional de crianças com idade entre quatro e 12 anos, com o envolvimento de familiares e profissionais da educação. Tem como base a política de Reduzir, Reutilizar e Reciclar (Princípio dos 3R's) e utiliza incentivos na articulação dos atores interessados na preservação do meio ambiente.

A proposta é fomentar a coleta seletiva, entre a comunidade escolar, de alumínio e demais metais, plástico, papéis, papelão e óleo de fritura, com abordagem educativa, premiando os alunos das escolas da rede municipal de ensino de Palmas de acordo com a quantidade coletada. Para armazenar os materiais, as crianças receberão um kit coleta com sacos vermelhos para plástico, azul para papel e papelão e amarelo para alumínio e outros metais, além de garrafas pet para coleta de óleo.

Por meio do sistema de gerenciamento RecyPlus, serão gerados relatórios quantitativos e qualitativos de todas as etapas do programa, através de tecnologia QR Code, o que permitirá mensurar o trabalho de cada aluno para a premiação. Os materiais serão entregues em dias determinados na escola, e depois de avaliados serão encaminhados para a reciclagem. A parceria com o instituto Global 7 também prevê a realização de palestras educativas e ações de conscientização da comunidade escolar.

O projeto é amparado pelas perspectivas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e das Políticas de Incentivos à Cultura, Esporte e Lazer.