Rede Municipal de Ensino conclui preparativos para o Festival de Artes das Escolas de Palmas

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed/Palmas | Publicado em 27 de novembro de 2023 às 11:32

15ª edição do evento começa nesta quarta-feira, 28, e prossegue até sábado, 28

Com apresentações artísticas e culturais que promovem a integração e valorização dos talentos revelados nas comunidades escolares, um dos espetáculos mais esperados da rede municipal de ensino, o Festival de Artes das Escolas de Palmas (Faes) chega à sua 15ª edição. O festival tem início nesta quarta-feira, 28, e prossegue até, sábado, 2, na Escola Municipal de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na Arse 132.

Ao longo de quatro dias, estudantes de 69 escolas, dentre municipais, estaduais e particulares, se revezarão no palco em mais de 300 apresentações nas áreas da dança, música, teatro, poesia ou oratória e banda ou fanfarra. Para isso, os preparativos para a edição 2023 deste evento, que movimenta a Capital há bastante tempo, estão a todo vapor e a Secretaria Municipal da Educação (Semed), promete, mais uma vez, encantar o público com muita cultura e arte.

Os alunos da Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, anfitriã do evento, estão em intensa preparação desde que conheceram o tema da Festival que é ‘Tocantins seus encantos artístico-culturais’. As coreografias estão sendo preparadas pelos professores que se inspiraram nas grandes lições que a história traz, motivados pela empolgação dos alunos/artistas que a contarão.

Segundo a supervisora de Cultura da ETI Almirante Tamandaré, Viviany Irigon Lima, a escola concorrerá em todas as modalidades do festival e a expectativa de bons resultados são as melhores possíveis. “Como sempre, esperamos conseguir destacar o trabalho da escola, principalmente dos professores e das crianças, que são os nossos maiores talentos. E para que tudo saia conforme o planejado, a correira com o refinamento dos ensaios e com a confecção e ajustes dos figurinos está grande, tudo pensando em oferecer um lindo espetáculo”, afirmou.

Já a ETI Luiz Gonzaga levará para o festival mais de 100 alunos que se apresentarão nas modalidades de dança, teatro e música. Os estudantes estão ansiosos e com muitas expectativas de fazer bonito no palco do Faes 2023, como a pequena Beatriz Victória Araújo de Sousa, 9 anos, aluna do 3º ano, que participa desta edição, na modalidade de teatro. “Eu estou muito animada e espero muito que a gente ganhe, o dia nem chegou ainda, e eu já estou super ansiosa, imagina no dia da apresentação”, disse.

Quem também está contando os minutos para se apresentar é Ana Clara Guimarães, 13 anos, do 7º ano. “Estou na confiança e expectativa de ganhar em primeiro lugar, igual ao ano passado, para isso, estou preparando uma bonita coreografia de ballet solo”, concluiu.