Rede municipal de saúde promove capacitação sobre manejo clínico da dengue para médicos e enfermeiros da Capital

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 24 de novembro de 2020 às 19:22

Capacitação busca orientar sobre melhor atendimento para pacientes acometidos pela doença no município

Para controlar processos epidêmicos e promover a assistência adequada na rede municipal de saúde de acordo com as Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) e a Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp) realizam nesta quarta-feira, 24, e quinta-feira, 25, uma capacitação sobre o manejo clínico dos casos suspeitos da doença em Palmas.

O curso é voltado para profissionais médicos e enfermeiros que atuam na Atenção Primária de Palmas e acontece das 10 às 13h e das 16 às 19h, nos dois dias, na sede do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), na Capital. A formação é uma iniciativa das diretorias de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da Semus. Mesmo com a capacitação, as Unidades de Saúde da Família funcionarão normalmente das 7 às 19h.

Até a semana passada (semana epidemiológica nº 46), a Semus notificou 1.795 casos suspeitos de dengue na Capital. Desses, 482 foram confirmados para a enfermidade.

Conforme a coordenadora Técnica Vetorial Zoonoses da Semus, Nábia Gomes, a capacitação busca fortalecer o cuidado dos pacientes suspeitos de dengue, minimizando as formas graves e óbitos. “Para reduzir a letalidade por dengue também, é necessário o reconhecimento oportuno dos casos suspeitos, o tratamento adequado do paciente conforme protocolo clínico do Ministério da Saúde e a organização da rede de serviços de saúde”, afirma.